Como usar o Chrome, Firefox, Safari e Edge para lembrar suas senhas

Vejam como salvar e depois lembrar senhas de sites nos navegadores chrome, Safari, Firefox e Microsoft Edge.
Atualizado há 4 anos
gerenciados de senhas navegadores

Outros destaques

Arquivos corrompidos
5 Melhores Web Scrapers para Coletar Dados Eficientemente
Navegação anônima e sem Ads é possível? Conheça os recursos da Surfshark - TecMundo
jogo do tigrinho
Melhores maneira de fazer Download de vídeos do Pinterest 1

Fazemos nossas compras, bancos e até hospedamos nossas reuniões sociais online. Se você sente que está se afogando em logins e senhas, você não está sozinho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas tendo que criar e lembrar senhas fortes e seguras.

Felizmente, há uma solução além de escrever cada senha para cada conta (não faça isso!) ou ser abençoado com uma memória fotográfica: estamos falando de gerenciadores de senhas, e você pode obter todos os benefícios de um em seu navegador. 

O que é um gerenciador de senhas? 

Usar senhas fracas ou variações da mesma senha não é muito inteligente. Os gerenciadores de senhas reduzem esse risco gerando senhas fortes e complexas e armazenando-as para você. 

Antes de chegarmos a como seu navegador pode armazenar suas senhas, saiba disso: Um gerenciador de senhas autônomo é sua melhor aposta. Em vez de lembrar cada senha, você só precisa lembrar o login mestre no seu gerenciador de senhas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Os gerenciadores de senhas também podem criar respostas para perguntas de segurança. Assim como as senhas geradas, as respostas às perguntas de segurança são uma série de letras e caracteres longos e selecionados aleatoriamente. Por exemplo, a resposta à pergunta “Nome do seu primeiro animal de estimação?” pode se tornar algo como GrA%77ee6+R. 

Os gerenciadores de senhas também podem armazenar informações de cartão de crédito, filtrar automaticamente formulários on-line e sincronizar entre navegadores e dispositivos para que você possa facilmente fazer login em qualquer conta. 

Existem diversos serviços de gerenciamento de senhas, como o 1Password, Lastpass, Biywarden, Dashlane e outros. Temos uma lista com os 5 melhores, caso tenha intersse. Mas nesse artigo não iremos falar de nenhum deles, mas sim de como usar seu navegador de internet para esse fim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Usando seu navegador para lembrar senhas 

Se você decidir não usar um gerenciador de senhas de terceiros, você pode recorrer ao seu navegador para gerar e salvar suas senhas. Agora, isso não fornecerá o mesmo nível de segurança e certamente não é tão conveniente acessar suas contas se você se mover entre navegadores e dispositivos. 

Há também o risco de alguém colocar as mãos em todos os seus logins. Se alguém tiver acesso ao seu computador, laptop, smartphone ou tablet, ele pode potencialmente usar o gerenciador de senhas do seu navegador para fazer login em suas contas. 

Se você  decidir usar seu navegador para lembrar suas senhas, certifique-se de bloquear seu dispositivo com uma senha segura para manter os bisbilhoteiros. 

A vantagem de usar um navegador como seu gerenciador de senhas é que ele é conveniente e gratuito. Cada navegador tem um processo ligeiramente diferente para gerar e salvar senhas. Deslize ou role até o seu navegador preferido abaixo:

Google Chrome 

Firefox 

Safari 

Microsoft Edge 

O Microsoft Edge não oferece uma ferramenta geradora de senhas, mas você pode salvar suas senhas e preencher automaticamente formulários com campos ativos. O Edge salvará automaticamente suas senhas, então siga essas etapas para excluir senhas salvas e evitar salvá-las no futuro. 

Para usar o Microsoft Edge para lembrar senhas e formar campos, faça o seguinte: 

Agora que suas senhas estão em ordem, dê mais um passo para aumentar sua segurança.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.