A recente proibição de Parler das lojas de aplicativos da Apple e do Google e o fechamento do aplicativo de mídia social pela Amazon podem fazer você pensar sobre o poder da Big Tech. Adicione a essa notícia que o serviço de mensagens WhatsApp, do Facebook, está captando cada vez mais seus dados pessoais.
Milhões de usuários agora migraram para plataformas de mensagens alternativas como Signal e Telegram.
Existem opções para substituir alguns dos aplicativos e serviços mais usados.
Você não precisa usar um telefone Apple ou Android. Você nem mesmo precisa usar o Windows no seu computador. Alerta de spoiler: você pode não gostar das opções.
Alternativas para o smartphone convencional
Os smartphones são indiscutivelmente as peças de tecnologia de consumo mais usadas hoje. Existem mais dispositivos móveis na Terra do que pessoas, então isso deve dar uma ideia de como eles são predominantes.
Leia também:
E se você estiver pronto para abandonar a Apple e o Android de propriedade do Google? The LightPhone e o Blackphone são dois dispositivos móveis focados na privacidade.
O Light Phone, criado por Joe Hollier e Kaiwei Tang, é uma experiência simples. Sem perder de vista um design esteticamente agradável e recursos comumente usados, o Light Phone foi feito para ser usado o mínimo possível.
O Blackphone, por outro lado, é um dos telefones móveis mais seguros do mercado. Criado pela Silent Circle em 2014, o dispositivo criptografado é executado em seu próprio sistema operacional. Todas as comunicações são totalmente criptografadas para serviços de telefone e texto, e isso torna as pesquisas na web e o tráfego anônimos.
Você também pode seguir o caminho do Linux. Fairphone, OnePlus, Gigaset e Nokia têm boas opções disponíveis.
Proteja sua pesquisa
O fato de o Google ter se tornado um verbo é uma prova do alcance do mecanismo de busca mais usado do mundo. Algumas alternativas valorizam sua privacidade e ainda levam você aonde deseja ir online.
Um dos mecanismos de pesquisa mais populares para a multidão preocupada com a segurança é o DuckDuckGo. O mecanismo evita resultados personalizados e não pode usar informações pessoais como seu histórico de pesquisa ou localização para alterar os resultados.
O StartPage é outro mecanismo de busca focado na privacidade. A empresa holandesa mostra os resultados de pesquisa do Google, mas não armazena suas informações pessoais ou dados de pesquisa. O StartPage é como um filtro de privacidade entre você e o Google.
Onde gastar seu dinheiro
Evitar a Amazon pode ser mais rigoroso do que você pensa. Embora não fazer compras no site da Amazon seja o primeiro passo óbvio, muitos outros sites online usam Amazon Web Services (AWS) para hospedar suas operações.
Sites como Spotify, Airbnb, Etsy e Pinterest usam AWS como seu serviço de hospedagem em nuvem.
Uma alternativa à Amazon é comprar em grandes lojas como o Mercado Livre ou do grupo B2W.
Este pode ser o momento perfeito para apoiar suas lojas e supermercados locais.
A mídia social é complicada
Com tantos sites e serviços implementando login por meio do Facebook, esta é uma conexão difícil de cortar. A primeira grande tarefa é tirar seus dados do Facebook.
Então, vá em frente e aperte o botão delete. Onde você deveria ir?
Você pode começar com a plataforma de mídia social que criei. A Comunidade Komando é uma alternativa sem anúncios para pessoas interessadas em tecnologia e em aproveitar ao máximo suas vidas digitais.
Mudar sistemas operacionais
Os computadores Windows e Mac não são os únicos jogos da cidade. O sistema operacional Linux está disponível desde 1991 e é mais amplamente usado do que você imagina.
O que diferencia o Linux é seu software de código aberto. Desde o seu desenvolvimento inicial e lançamento, a comunidade Linux vem construindo sobre o código.
Pode ser assustador no início colocar o Linux em execução em sua máquina. Mas, ao contrário do Windows, quase todos os elementos são personalizáveis por meio de diferentes pacotes de software gratuitos e de código aberto.
A versão Deepin é simples de instalar e operar. Descubra como fazer isso aqui.
Você também pode usar Ubuntu.
Conclusão
Embora seja possível se afastar de empresas Big Tech, ou pelo menos minimizar sua dependência delas, será uma luta.
De mídia social a compras online, as maiores empresas de tecnologia estão firmemente enraizadas na estrutura da Internet. Certamente existem alternativas, mas o que você ganha em privacidade, provavelmente perderá em funcionalidade.
Você pode querer um pouco de soro de crescimento de cabelo antes de arrancar todos os seus, tentando recompor sua nova vida sem Big Tech.