Para os mais geeks, experimentar novos sistemas operacionais pode ser algo corriqueiro. Mas o resto de nós imagina que temos duas opções: Microsoft Windows e Apple macOS porque é isso que vem instalado em nossos computadores.
Mas há um pequeno segredo que cerca de 2% da população conhece há algumas décadas (de acordo com o NetMarketshare): O sistema operacional de código aberto chamado Linux, que não é novo — existe desde 1991 — mas que tem uma nova versão que os técnicos estão animados. É o Linux Deepin.
E, sim, funciona tanto em PCs quanto em Macs.
O que é o Linux Deepin?
Vale a pena se adaptar à curva de aprendizado, no entanto, como há uma versão particular do Linux que é absolutamente excelente. Chama-se Deepin,e parece estar capturando os corações dos nerds de tecnologia ao redor da internet no momento. É simples instalar, configurar e começar a usar imediatamente, e sua facilidade de uso, sem dúvida, atrairá aqueles que procuram introduzir um pouco de simplicidade ao seu uso diário do computador.
O Deepin, um sistema operacional de código aberto, é uma distribuição Linux gratuita que você pode baixar agora. É baseado no Debian, um sistema operacional do tipo Unix que também é um esforço colaborativo entre desenvolvedores.
O Deepin é uma distribuição chinesa e a versão mais popular do Linux fora da China. Ele usa seu próprio ambiente de desktop chamado Deepin Desktop Environment e, como tal, é uma instalação autônoma.
O que há de tão bom em Deepin?
Há uma grande variedade de razões pelas quais o Deepin é potencialmente um sistema operacional melhor do que o que o Windows ou o Mac têm a oferecer. Muitas delas serão baseadas em preferências pessoais, mas uma delas inclui o fato de que é simples personalizar. Você pode acessar o centro de controle Deepin, por exemplo, direto da área de trabalho.
Você pode ir para a central de controle à direita na área de trabalho a partir de sua barra de tarefas e começar a ajustar as configurações da rede, aplicativos, fontes, atualizações do sistema e quase tudo o resto sem ter que navegar toneladas de sub-menus. É sem muss, sem confusão, e muito mais simples do que os usuários do Rigmarole Windows e macOS têm que passar. É tudo feito de uma barra lateral, agilizando todo o processo de uma forma que faz sentido.
Há também um par especial de modos que ajudam a tornar o Deepin um centro de comando muito mais eficiente (ou de grande aparência) para o seu computador, que você pode trocar dentro e fora à vontade. Ele possui tanto “Modo moda” quanto “Modo Eficiente”, ambas as maneiras diferentes que sua área de trabalho pode funcionar.
O Fashion Mode parece mais próximo do macOS, com um dock na parte inferior da tela. O Modo Eficiente é muito parecido com o Windows em estética e apresentação. Você tem uma barra de tarefas à esquerda da tela e uma bandeja do sistema à direita. Você pode trocar entre o que funciona melhor para você, pois oferece um par de opções interessantes em termos de função e estética.
Há até mesmo um Modo Escuro especial que você pode usar para aplicar a várias partes do Deepin (embora não todas elas, se você optar por não fazê-lo) que você pode alternar dentro e fora dependendo de qual aplicativo você está usando. É repleto de diferentes opções como estas que ajudam você a tornar sua experiência Linux completamente personalizável, e é tudo feito com o toque de um botão ou a manipulação de alguns controles deslizantes aqui e ali, sem tornar as coisas confusas.
O melhor de tudo, é de graça! Se você está interessado em experimentá-lo, você pode pegá-lo aqui.