Você está pagando por aplicativos Android que não usa? Veja como cancelá-los

Avatar de André Luiz
03/12/2020 às 14:40 | Atualizado há 4 anos
Você está pagando por aplicativos Android que não usa? Veja como cancelá-los 1
Outros destaques

É tão fácil conseguir uma ou duas novas assinaturas quando você está usando seu telefone ou tablet. Começa com aquelas tentadoras avaliações gratuitas de aplicativos e termina com meses e meses de pagamentos automáticos por serviços que você não está usando.

Essas assinaturas individuais podem não custar muito, mas podem aumentar rapidamente. Quer se trate de uma assinatura de um serviço de streaming que você não assiste ou de um aplicativo de treino enterrado em sua tela inicial, você pode estar desperdiçando muito dinheiro em contas de que não precisa. Toque ou clique para descobrir como transmitir o que você quiser e salvar.

Se você está pagando por assinaturas de aplicativos indesejados, é hora de parar com isso. Caso contrário, a assinatura inútil do Spotify continuará a drenar sua conta. Aqui estão algumas maneiras de acabar com essas assinaturas indesejadas.

1. Verifique com sua app store

Uma das maneiras mais fáceis de identificar os encargos de assinatura é verificar sua loja de aplicativos. Não é incomum que as pessoas baixem um aplicativo com uma avaliação gratuita seguida de uma taxa de assinatura mensal e se esqueçam de cancelá-lo. Desinstalar um aplicativo de assinatura também não interromperá os pagamentos mensais. Você precisa cancelar a assinatura para interromper as cobranças.

Algumas dessas taxas de assinatura mensal também podem ser caras. Não é inédito um aplicativo cobrar US $ 10 ou mais por mês. A única maneira de saber se você está pagando por cobranças inúteis é verificar se há assinaturas em andamento na sua app store. Você deve fazer isso para todos os dispositivos, incluindo tablets e telefones.

Para verificar quais assinaturas você está pagando na Google Play Store:

Você está pagando por aplicativos Android que não usa? Veja como cancelá-los 2
  1. Vamos para play.google.com
  2. Verifique se você está conectado à Conta do Google correta
  3. À esquerda, clique em Minhas assinaturas
  4. Selecione a assinatura que deseja cancelar
  5. Clique Gerir > Cancelar assinatura
  6. No pop-up de confirmação, clique em sim

2. Restringir suas compras no aplicativo

Se você quiser evitar a inscrição acidental em aplicativos de assinatura, pode restringir suas compras no aplicativo. Restringir compras no aplicativo exigirá que você insira um código PIN quando quiser comprar algo em um aplicativo. Se você não tiver o PIN, não poderá fazer a compra.

Isso pode parecer um incômodo, mas impedirá que você e outras pessoas usem o telefone para comprar assinaturas ou compras em andamento nos aplicativos que você usa. Este truque é útil se você tem um filho ou parceiro que gosta de baixar e usar aplicativos em seus dispositivos.

Para restringir suas compras no aplicativo:

  • Abra a Google Play Store em seu dispositivo
  • Abrir Definições
  • Role para Controles do usuário
  • Escolher Definir ou alterar o PIN e selecione o seu PIN
  • Volte para as configurações do usuário e ative Use o PIN para compras

Relacionado: É mais fácil cancelar a assinatura de aplicativos no Google do que na Apple

3. Revise seus extratos bancários

Reserve um tempo para revisar seus extratos bancários em busca de cobranças incomuns ou em andamento que você não reconhece. Você pode encontrar uma assinatura de streaming que esqueceu ou uma compra de aplicativo em andamento que você não sabia que fez. É difícil controlar as assinaturas sem olhar o que sai do seu banco.

Você pode obter seus extratos bancários no portal do seu banco online. Essas declarações geralmente estão disponíveis para download, portanto, imprima-as e analise-as com um pente fino. Se você encontrar algo que deseja cancelar, certifique-se de entrar em contato com a empresa imediatamente para iniciar o processo. Se você esperar, pode acabar pagando por mais um mês de serviços inúteis.

4. Revise seu e-mail

Com que frequência você verifica se há recibos em seu e-mail? Você deve fazer isso regularmente. Os recibos de compras em andamento normalmente serão enviados para seu e-mail. Se você não encontrar nenhum em sua caixa de entrada principal, tente procurar em suas pastas de spam e lixo para ter certeza de que não está perdendo algo importante. Em muitos casos, seu cliente de e-mail reconhecerá e-mails automáticos como esses como spam, portanto, você pode estar ignorando os recibos se não estiver verificando todas as suas pastas.

Se você encontrar recibos por e-mail, use as informações de contato neles para cancelar as assinaturas. Você pode ir diretamente aos representantes de atendimento ao cliente para fazer isso ou cancelar a assinatura online ou através da app store.

5. Baixe um aplicativo desenvolvido para combater pagamentos recorrentes

Se você realmente deseja assumir o controle de pagamentos recorrentes, pode baixar um aplicativo que ajudará a combatê-los por você. Toneladas de aplicativos oferecem esse serviço. Você terá que dar a esses aplicativos acesso às suas contas, mas eles estão todos criptografados para proteger suas informações pessoais e de login.

Truebill é uma boa opção para ajudá-lo a assumir o controle de pagamentos recorrentes. Este aplicativo pode cancelar assinaturas indesejadas para você e até mesmo ajudar a reduzir suas contas ou atingir suas metas de economia. Você também pode usá-lo para monitorar os pagamentos em andamento para identificar quaisquer cobranças indesejadas.

Outra opção inteligente é Trim, que é um aplicativo de finanças pessoais de serviço completo. Ele pode digitalizar e cancelar assinaturas em andamento e fazer negociações bancárias e de contas para você também. Você terá que pagar uma taxa de assinatura mensal pelo Trim, mas será muito menos do que você está pagando agora por todos aqueles aplicativos inúteis.

Mint é outra ótima opção. O Mint não cancela as assinaturas para você, mas torna mais fácil monitorar suas contas, contas bancárias e cartões de crédito para ajudar a impedir que as coisas caiam no lixo. Se você usa o Mint para monitorar suas finanças, pode verificar a guia de pagamentos recorrentes para localizar quaisquer assinaturas inúteis.

Relacionado: Uma maneira fácil de reduzir suas cobranças mensais

6. Fique de olho em seus aplicativos de pagamento

Você pode ter se inscrito para uma assinatura que retira dinheiro da sua conta do PayPal ou de outro aplicativo de pagamento como o Google Pay. Você não verá necessariamente essas cobranças em nenhuma outra fatura – você terá que verificar sua conta para encontrá-las.

Certifique-se de fazer login regularmente nesses aplicativos e verificar as cobranças de quaisquer pagamentos recorrentes inesperados. Cancele todas as assinaturas indesejadas que você vir e verifique novamente para garantir que as cobranças ainda não estejam ocorrendo. Não é incomum que assinaturas canceladas continuem cobrando de você, então certifique-se de verificar também depois de cancelar a conta. Caso contrário, você pode perder mais pagamentos automáticos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ