Intel lança processadores Core de 11ª geração para notebooks gamers

Novos processadores para notebooks da Intel, os Tiger Lake-H, prometem melhor desempenho que o Ryzen 5000
Atualizado há 4 anos
Intel destaque

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

A Intel anunciou hoje cinco novos processadores de alto desempenho série H para notebooks e mais cinco para sua linha de Workstation Xeon. Todos eles fazem parte da 11ª Geração (codinome “Tiger Lake-H”). Ambos os grupos incluem três chips de oito núcleos e dois chips de seis núcleos. Todas as peças são de 35W, exceto o flagship Core i9-11980HK, que tem TDP de 65W. Você os verá em mais de 30 laptops nos próximos meses e mais de 80 estações de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa (sem surpresa) diz que os novos chips fornecerão melhorias significativas de desempenho em relação aos seus antecessores da série “Comet Lake” de 10ª Geração. Ela afirma que eles fornecerão uma “melhoria de 19% em desempenho multithreaded“.

Sobre jogos, foco da série H, a Intel diz que o Core i9-11980HK fornecerá taxas de quadros significativamente melhores do que seu antecessor do Comet Lake em títulos como Hitman 3, Far Cry New Dawn  e  Tom Clancy’s Rainbow Six Siege. A empresa também apontou para seus concorrentes. Ele afirma que o 11980HK também bate o rival AMD Ryzen 9 5900HX nesses títulos e que seu Core i5-11400H (destinado a laptops finos e leves) vai superar o Ryzen 9 5900HS em alguns e chegar perto de igualar seu desempenho em outros.

Intel core 11 serie H

A Intel não fez alegações de duração da bateria em sua apresentação. Isso é um pouco preocupante porque os laptops recentes alimentados pela AMD têm sido excelentes nesse departamento nos últimos dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Em termos de especificações, os chips suportarão até 44 pistas PCIe, Thunderbolt 4 com largura de banda de até 40Gbps, chip Intel Killer Wi-Fi 6E (Gig+), Optane H20, overclocking com o Speed Optimizer da Intel (em alguns SKUs), 20 pistas PCIe Gen 4 com RAID0 bootable RST e turbo boost até 5.0Ghz com a Tecnologia Turbo Boost Max 3.0 da Intel.

Os chips comerciais suportarão a plataforma vPro da Intel, que inclui uma série de recursos de segurança específicos para os negócios e ferramentas de gerenciamento, incluindo o Hardware Shield da Intel (que inclui uma nova tecnologia de detecção de ameaças que a Intel diz ser “a primeira e única detecção de ameaças de IA habilitada para silício do setor”), criptografia de memória total e tecnologia de gerenciamento ativo. A Intel diz que seu Core i9-11950H será até 29% mais rápido que seu antecessor no desenvolvimento de produtos, 12% mais rápido no trabalho de serviços financeiros e 29% mais rápido em mídia e entretenimento.

Muitos olhos estão nestes novos chips, já que a série móvel Ryzen 5000 da AMD  pegou o mercado de laptops de surpresa quando foi anunciado no início deste ano. Seus chips de oito núcleos mostraram  ganhos significativos de desempenho em relação às gerações anteriores, particularmente em cargas de trabalho multi-core e eficiência. Enquanto isso, o  chip ARM M1 da Apple colocou números surpreendentemente bons de desempenho, mantendo uma incrível vida útil da bateria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via The Verge

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.