O Japão é conhecido como o país com o maior número de máquinas de venda automática funcionais per capita do mundo. Aproveitando esse ‘know-how’, o país está procurando uma forma eficaz de vender kits de testes rápidos de Covid-19 através das cerc de 4,1 milhões de máquinas de venda automática espalhadas pelas ruas do país.
Espera-se que a mudança amplie os testes além dos 40.000 de testes PCR que estão sendo realizados diariamente em todo o país. Também visa conservar recursos humanos essenciais para a saúde pública, que deveriam ser implantados em outras áreas para uma batalha mais direcionada contra a pandemia.
Os cidadãos ficaram à mercê de provedores de saúde privados como única alternativa para testes antes da implantação do modelo de máquina de venda automática. Portanto, as máquinas de venda automática configuradas para vender kits de teste são uma forma eficaz de evitar a aglomeração em unidades de saúde públicas e privadas e a espera de atendimento. Esta foi a opinião de Hideki Takemura, diretor da Clínica de Ouvido e Garganta de Laketown Takenoko, que já implantou sete máquinas de venda automática em partes da capital, Tóquio.
De acordo com Takemura, o país estava realizando um número muito baixo de testes de PCR, o que dificultou ter um quadro real da extensão da pandemia no país e até afetou o esforço de recuperação.
- CDC aprova segundo reforço contra COVID-19 para +50 anos
- Coronavírus fica 90% mais fraco em 20 minutos no ar, diz estudo
- Passaporte da Vacina do ConecteSUS deletados após ataque hacker em todo o Brasil
O modelo de máquina de venda automática foi um grande sucesso nos estágios iniciais, pois as máquinas tinham alto patrocínio e, em alguns casos, tiveram que ser esvaziadas de dinheiro e reabastecidas devido ao fluxo de cidadãos que precisavam ser testadas. Embora as máquinas de venda automática ainda sejam populares, houve uma calmaria em sua demanda enquanto o país continuava a lutar contra outra onda da pandemia.
O processo de teste começa quando uma pessoa compra o kit de teste da máquina por cerca de US $ 40, que será usado para coletar a amostra de saliva da pessoa e depois enviada ao laboratório para análise.