Startup suíça implanta robôs para desinfetar aeronaves

Avatar de Redação
05/04/2021 às 09:00 | Atualizado há 2 anos
Robot

A pandemia do Covid-19 atingiu o setor de aviação com muita força, e várias companhias aéreas em todo o mundo ainda estão lutando contra os efeitos da pandemia. No auge da pandemia em 2020, muitos aeroportos foram fechados por longos períodos. Temia-se que o vírus estivesse sendo transmitido rapidamente por meio de aviões. Mesmo com a flexibilização das restrições às viagens aéreas, as companhias aéreas implementaram um amplo protocolo de triagem para garantir a segurança dos passageiros aéreos.

Agora, uma empresa suíça chamada UVeya, desenvolveu robôs capazes de usar luz ultravioleta para proteger os aviões de passageiros de vírus antes que os humanos embarquem. UVeya está conduzindo testes-piloto em aeronaves pertencentes à Helvetic Airways, de Martin Ebner, um bilionário suíço.

Os testes-piloto determinarão se os robôs são realmente capazes de matar todos os vírus na aeronave por meio da luz ultravioleta. Simultaneamente, o próprio impacto da emissão de UV no interior da aeronave também está sendo examinado. Antes que os robôs de pulverização UV possam ser certificados como seguros para uso, todas as questões de segurança devem ser tratadas pelo fabricante do robô.

O cofundador da UVeya, Jodoc Elmiger, diz que os fabricantes de aeronaves devem certificar o sistema de eliminação de vírus e estão estudando o impacto da luz ultravioleta no estofamento interno da aeronave após muitas dessas desinfecções por ultravioleta. Elmiger está confiante de que os robôs de limpeza podem garantir a segurança da população voadora, mesmo com o Covid-19 ainda prevalecente.

A UVeya já possui três robôs de pulverização UV e testou um deles em uma aeronave Helvética no aeroporto de Zurique. As luzes ultravioleta do robô, montadas em uma estrutura em forma de crucifixo, iluminaram o interior da aeronave com um brilho azul suave à medida que ela subia pelo corredor. UVeya diz que o robô pode desinfetar um avião de corredor único em apenas 13 minutos.

Se os testes-piloto forem bem-sucedidos, os UVeya podem produzir os robôs em quantidades comerciais, e esperamos que eles tenham uma alta demanda global de robôs de pulverização UV.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ