A importância da tecnologia durante a pandemia

Avatar de André Luiz
06/04/2021 às 17:25 | Atualizado há 3 anos
pandemia e tecnologia

A relevância da evolução tecnológica tem estado cada vez mais alta, ainda mais no cenário que a pandemia do novo coronavírus nos impôs, com o distanciamento social, para impedirmos a disseminação do vírus.

Neste contexto que vivemos, desde o início do ano de 2020, o auxílio da tecnologia foi fundamental para conseguirmos, minimamente, manter nossos trabalhos, ter acesso à informação, conversar com quem gostamos e a nos distrair um pouco.

Adaptação acelerada da tecnologia às novas necessidades

Por se tratar de uma situação externa, que não temos controle, foi necessário que todas as áreas se adaptassem à nova realidade, principalmente nos setores da educação e da medicina.

No primeiro caso, os professores tiveram que mudar a sua dinâmica de aula, já que agora tinham a concorrência das distrações das casas de cada aluno, assim como a barreira da tecnologia, demandando um certo tempo para se adequar ao ensino a distância.

Já para a área da saúde, por ser uma das mais exigidas neste período, foi necessário realizar diversos atendimentos de forma remota, a fim de evitar o deslocamento desnecessário de pessoas, assim como evitar possíveis contaminações novas.

Esses são exemplo de novos hábitos, que já estavam conquistando seu espaço, mas que viram seu crescimento se acelerar exponencialmente, desde o início das medidas de distanciamento.

O e-commerce como forma de sobrevivência

A importância da tecnologia durante a pandemia 5

Outro ponto muito importante, que foi crucial para a sobrevivência de diversas empresas, foi o bom uso do e-commerce, forçando uma migração para o ambiente digital, mantendo muitos empreendimentos funcionando no ano de 2020.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), houve um aumento de 100% nos e-commerces, quando comparado ao ano de 2019. Isso fez muitos expandirem seu alcance, atingindo um público diferente do que já atendiam.

As lives como entretenimento para as pessoas

Como já foi citado acima, todos se viram em uma situação inédita até então, sendo privados de ver os seus amigos, seus parentes e de realizar as atividades de lazer que mais gostam de fazer, principalmente se for ao ar livre.

E foi através das lives, nas mais diversas plataformas, como o YouTube, a Twitch, o Instagram e o Facebook, por exemplo, que muitos encontraram uma forma de ter algum entretenimento, seja vendo show de seus artistas preferidos, seja de streamers, ou mesmo de marcas.

Essa tecnologia foi amplamente explorada e consumida ao longo de 2020 e, mesmo tendo perdido força no fim do ano, ainda é um recurso bastante utilizado, principalmente por empresas, a fim de divulgar seus serviços e/ou produtos novos.

Com estes três pontos, podemos concluir que o avanço da tecnologia nos possibilitou passar pelo ano de 2020, de uma forma mais leve do que seria, caso não existisse essa opção.

Ela teve (e ainda tem) um papel fundamental, para que fosse possível atravessar este período com mais saúde mental e física, mesmo ainda tendo algumas limitações, que estão cada vez menores com o passar do tempo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ