Um Foguete chinês irá colidir com a Lua, não um da SpaceX

Notícias anteriores apontavam que o foguete Falcon 9 da SpaceX de Elon Musk iria colidir com a Lua, mas estavam errados
Avatar de André Luiz
14/02/2022 às 09:24 | Atualizado há 2 anos
Um Foguete chinês irá colidir com a Lua, não um da SpaceX 1

Sites de notícias em todo o mundo relataram recentemente que vetigios de um foguete da SpaceX iria colidir com a lua, mas especificamente no dia 4 de março. Porém, novas observações mostraram que, na realidade, os destroços serão deum foguete chinês.

O erro foi feito pelo astrônomo independente Bill Gray. Mas foi também ele que reconheceu o erro e divulgou no último sábado (12) que divulgou novos cálculos mostrando que os destroços que irão colidir com a Lua serão de um figuete de longa marcha da da missão chinesa Chang’e 5-T1, lançada em outubro de 2014.

Este erro foi descoberto graças a um e-mail de Jon Giorgini do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para Gray, “inquirindo sobre sua declaração de que ‘DSCOVR (e este estágio de foguete com ele) passou perto da lua em 13 de fevereiro de 2015, dois dias após o lançamento. Jon apontou que o sistema do JPL Horizons mostrou que a trajetória da espaçonave DSCOVR não foi particularmente perto da lua.”

Este e-mail levou Gray a pesquisar seus registros para descobrir por que ele primeiro categorizou o objeto como do foguete Falcon 9 da SpaceX que lançou aquela missão DSCOVR.

Gray observou a dificuldade de identificar lixo espacial:

Identificações de lixo espacial voando alto geralmente exigem um pouco de trabalho de detetive, e às vezes, nunca descobrimos o ID de um pouco de lixo espacial; existem alguns UOOs (objetos orbitais não identificados) lá fora.

Em vez do estágio superior do Falcon 9 da SpaceX, havia um candidato diferente para o estágio superior que Gray viu em 2015, a missão Chang’e 5-T1 da China.

O lançamento anterior foi a missão Chang’e 5-T1, lançada às 18:00 (UTC) em 23 de outubro de 2014. Seu booster (pensávamos) nunca ter sido visto…

Executando a órbita de WE0913A mais para trás, consegui um sobrevoo lunar em 28 de outubro de 2014,[…]que é um sobrevoo lunar bastante próximo na hora certa.

De acordo com Gray, o objeto estava na “órbita de transferência lunar usual”, que se alinhava com a órbita em que se esperava que o palco de Chang’e 5-T1 estivesse.

Gray continua, observando que Astrônomo Jonathan McDowell enviou a informação orbital de um pequeno cubesat que era uma carona no booster, e as órbitas se alinham.

Parece bastante provável que Elon Musk não seja o culpado pelo lixo espacial que está prestes a atingir a Lua, embora até Gray tenha achado importante notar que todas as evidências da identidade desse objeto ainda são circunstanciais.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ