Hoje, 24, a NASA lançou o foguete Falcon 9 da SpaceX no espaço para a missão Double Asteroid Redirection Test (DART). O objetivo é alterar o curso de um asteroide que pode vir a se colidir com a Terra. A missão é descrita como “defesa planetária” pela agência.
O Falcon 9 carrega uma sonda que se chocará propositalmente contra o asteroide. A colisão irá acontecer a 11 milhões de km da Terra, a uma velocidade de 6,6 km/s, daqui há 10 meses.
É a primeira missão da história com esse objetivo. Segundo os cientistas envolvidos, não há certeza que o asteroide iria realmente se colidir com a terra. “Nenhum asteroide conhecido com mais de 140 m de tamanho tem chance significativa de atingir a Terra nos próximos 100 anos”.
Então para que o teste? A NASA quer testar, ou simular como seria uma situação de real perigo para a terra. É como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.
O impacto irá causar pela primeira vez uma chuva de meteoros causada pelo ser humano.
O lançamento do foguete foi transmitido ao vivo pela NASA. Vocês podem ver o momento exato do lançamento no vídeo gravado abaixo: