Coronavírus fica 90% mais fraco em 20 minutos no ar, diz estudo

Estudo conclui que ambientes secos enfraquecem o coronavírus muito mais rápido do que em ambientes úmidos
Avatar de Nalbert Gomes
20/01/2022 às 09:31 | Atualizado há 2 anos
Coronavírus fica 90% mais fraco em 20 minutos no ar, diz estudo 1

Um novo estudo realizado na Universidade de Bristol no Reino Unido, concluiu que em apenas 20 minutos o coronavírus SARS-CoV-2 fica mais fraco e perde a capacidade de infectar outros na transmissão pelo ar. As novas descobertas também sugerem que o vírus fica menos efetivo nos primeiros 5 minutos.

Coronavírus fica mais fraco em 20 minutos

Coronavírus perde força em lugares mais secos
Coronavírus perde força em lugares mais secos (Imagem: pxhere)

No estudo três variantes foram usadas e foi mostrado que a proximidade entre as pessoas, principalmente se uma está infectada representa o maior risco para a transmissão. As descobertas sugerem que o uso de máscaras e o distanciamento físico continuam funcionando como principal meio de proteção contra a infecção.

Além do uso de máscara, as vacinais disponíveis são parte essencial no combate à pandemia por reduzirem as chances de infecção, doença grave e morte.

Os pesquisadores desenvolveram aparelhos para gerar minúsculas partículas do vírus que levitam por até 20 minutos entre dois anéis elétricos. No ambiente dos testes, eles vão controlando a temperatura, umidade e até os raios ultravioleta da luminosidade para entender como eles funcionam no processo de exalação.

O estudo foi divulgado pelo jornal britânico The Guardian no dia 11 de janeiro. Entre as análises os cientistas descobriram que a temperatura não faz diferença em aumentar ou diminuir a capacidade de transmissão do coronavírus.

Foi concluído que as partículas do coronavírus enfraquecem assim que deixam as condições úmidas e cheias de carbono dos pulmões e, então, o vírus começa a secar e a possibilidade de infectar células humanas pode ser interrompida após alguns minutos. Toda a velocidade vai depender da atual umidade do ar.

Ambientes secos podem ser melhores

Lugares mais secos como escritórios, tiveram o vírus mais enfraquecido em até 5 segundos. Já em uma sauna, 52% das partículas infecciosas permaneceram ativas por até 5 minutos

“As pessoas estão focadas em espaços mal ventilados e pensando na transmissão aérea por metros ou em uma sala. Não estou dizendo que isso não aconteça, mas acho que ainda assim o maior risco de exposição é quando você está perto de alguém”, disse o diretor do Aerosol Research Center da Universidade de Bristol e principal autor do estudo, Jonathan Reid.

O estudo ainda não foi revisado por outros cientistas, o que é um requisito para ser publicado em revista científica.

Fonte: The Guardian

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ