Passaporte da Vacina do ConecteSUS deletados após ataque hacker em todo o Brasil

Sites ConectSUS e do Ministério da Saúde sofreram um ataquer hacker e invasores copiaram e deletaram dados da população, inclusive dados das vacinas contra o Covid-19
Avatar de André Luiz
10/12/2021 às 07:44 | Atualizado há 2 anos
Passaporte da Vacina do ConecteSUS deletados após ataque hacker em todo o Brasil 1

Desde a madrugada, os sites do ConectSUS e do Ministério da Saúde estão sem exibir dados, primeiro os hackers deixaram uma mensagem avisando sobre o ataque, agora estão fora do ar. Além disso, o aplicativo ConectSUS onde são exibidas as vacinas tomadas pelo usuário, chamado de passaporte da vacina contra o Covid-19, não mostra tais informações.

Os hackers deixaram uma mensagem em ambos os sites dizendo que os portais sofreram um “ransonware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluidos”.

Um Ransoware é um tipo de vírus – mas especificamente um malware – onde os dados são sequestradaos do servidor ou computador da vítima. Normalmente, quem ataca solicita um resgate para devolver dos dados, pago em criptomoedas.

Polêmico passaporte da vacina deletado

No meio de uma briga pela implementação do passaporte da vacina em todo o Brasil; onde o governo federal é contra e a maioria dos governos estaduais são a favor, o certifcado digital de vacinação que fica no aplicativo ConecteSUS foram todos deletados.

Aplicativo ConecteSUS não mostra passaporte da vacina
Aplicativo ConecteSUS não mostra comprovantes de vacina. (Reprodução: André Luiz/Tekimobile

O ConecteSUS é o aplicativo oficial responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 – passaporte vacina – exigido para acessar locais públicos. Ao todo são 19 capitais que exigem o certificado. Lembrando que existem outros aplicativos que também fazem o mesmo.

Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Quem assumiu o ataque foi o grup Lapsus$ e deixou a seguinte mensagem: “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Até o presente momento, em nenhum dos celulares de nossa equipe o app ConecteSUS mostra os certificados de vacina.

Além disso, o Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre o ataque, se possuem backups ou qualquer outra informação.

Notícia em atualização

Com informações: G1

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ