A organização USB-IF anunciou recentemente que planeja cancelar a nomenclatura USB 3.0 / 3.1. O USB 3.0 já mudou seu nome para USB 3.2 Gen 1 (5Gbps), o USB 3.1 foi renomeado para USB 3.2 Gen 2 (10Gbps) e o USB 3.2 foi alterado para USB 3.2 Gen 2 × 2 (20Gbps). Mas provavelmente você não prestará muita atenção a esses nomes, porque hoje, o USB-IF anunciou oficialmente o USB 4. Note que não é USB 4.0, é USB 4.
O que é o USB 4
Em termos de taxa de transmissão, o USB 4 dobrou sua velocidade de transferência de pico em comparação com o USB 3.2, chegando a 40Gbps (dual-channel). É familiar? É isso mesmo, a interface Thunderbolt 3 da Intel é de 40 Gbps.
Para simplificar, o USB 4 é equivalente ao atual Thunderbolt 3. Afinal, a Intel anunciou que será aberto ao público e estará isento de taxas de licenciamento. A partir do Ice Lake de 10nm, ele integrará o suporte ao Thunderbolt 3 no nível do processador. Claro, é muito mais aberto que o Thunderbolt 3, porque o uso do Thunderbolt 3 deve ser estritamente certificado pela Intel (apenas 463 modelos até agora).
Para outros parâmetros, o USB 4 suporta até 100W de energia, uma placa gráfica externa, dois monitores 4K ou um único display de 5K. Além disso, ao contrário da era USB 3.0 / 3.1 / 3.2, que usa a interface de cores para diferenciação intergeracional, o USB 4 não possui esse requisito.
Esta nova interface introduz um novo protocolo subjacente, mas também é compatível com o USB 3.2, USB 2.0 e Thunderbolt 3. O conector físico deste padrão será idêntico ao USB-C do Thunderbolt 3, o que significa que todos os Thunderbolt 3 existentes os cabos devem ser compatíveis.
Atualmente, toda a versão do padrão USB 4 ainda está sendo revisada. Espera-se que a versão original seja lançada no segundo semestre deste ano. Então, vai demorar mais um ano para aplicação em grande escala.
Via USBorg