A fama é um alimento inconstante, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata do cenário da tecnologia. Não é surpreendente ver peças de tecnologia, seja hardware, software ou mesmo empresas sendo anunciadas como a próxima grande novidade, apenas para serem esquecidas em um período relativamente curto de tempo.
Nesta peça, daremos uma olhada em um nicho específico em relação ao acima, que é o mundo dos jogos para Android. Nos últimos anos, vimos toneladas de títulos que eram jogados por milhões ao redor do mundo, mas agora não comandam mais uma base de usuários forte. Antes de começar, é importante lembrar que esta não é uma lista exaustiva e nem em uma ordem específica. A popularidade dos jogos difere de região para região e é possível que, embora você possa ter ouvido falar da maioria desses jogos na última década, eles podem não ser grandes nomes em seu círculo. Com isso fora do caminho, vamos começar!
Angry Birds
Este blockbuster de 2010 da Rovio Entertainment foi toda a mania naquela época. O título tinha uma premissa simples e boba: lançar os passáros raivosos (Angry Birds) em porcos que roubaram seus ovos e agora estão escondidos em estruturas destrutíveis. Juntamente com uma música tema viciante, havia uma satisfação estranha em matar porcos com pássaros – muitos dos quais tinham poderes especiais – e oferecia um grande valor de repetição.
Com mais de 100 milhões de instalações somente no Android, Angry Birds era popular entre todas as faixas etárias. Vendo sua popularidade, a Rovio conseguiu fazer parceria com várias franquias, como Star Wars, Rio, e Transformers, entre outros e lançar várias sequências e spinoffs. Nenhum atingiu as alturas do original, mas conseguiu encontrar seu público dedicado mesmo assim. Infelizmente, Angry Birds bem como a maioria de seus derivados não estão mais disponíveis para download porque A Rovio decidiu mudar o foco para seus títulos mais recentes.
Leia também:
Temple Run e Subway Surfers
Embora eu tenha juntado esses dois títulos porque são extremamente semelhantes em premissas, isso não deve diminuir sua popularidade. Ambos os jogos são corredores infinitos, o que significa simplesmente que você controla um personagem que está correndo em um caminho sem fim e você tem que deslizar para evitar obstáculos e mudar de direção enquanto apanha power-ups e moedas ao longo do caminho.
Enquanto Temple Run você estava sendo perseguido por macacos demoníacos em um templo na selva, Subway Surfers você fugiu de um inspetor que viu você espalhar pichações em trens do metrô. Mesmo que os dois jogos fossem extremamente semelhantes, ambos gozaram de imensa popularidade no auge, e não foi surpreendente ver os dois instalados no dispositivo Android de alguém. Os dois jogos ainda são atualizados de tempos em tempos com novos conteúdos e correções de bugs.
Clash of Clans
Este jogo de estratégia freemium chegou ao Android em 2013, incumbindo os jogadores de construir seus clãs, atacar outros jogadores para saquear seus recursos e se defender contra ataques em suas próprias bases. Clash of Clans era extremamente popular entre os jogadores que gostavam de jogos de construção de cidades devido ao conteúdo diversificado que oferecia, juntamente com seu foco em jogar com seus amigos. O título recebeu sua última atualização apenas este mês e é ainda disponível no Google Play com uma base de jogadores menor, mas dedicada.
Asphalt 8: Airbone
No início de 2010, a Gameloft comandava a onda de jogos de “qualidade de console” em smartphones com jogos como Six arms, Modern Combat, Real Football e outros. Mas talvez nada de seu portfólio se destaque mais do que Asfalto 8. Este jogo de corrida arcade ofereceu gráficos incríveis para a época, jogabilidade viciante, pistas de corrida divertidas, uma enorme lista de carros e uma lista de reprodução respeitável. Também apresentava conteúdo sazonal para manter o jogo atualizado e atrair os jogadores para mais. Até 2015, era quase impossível encontrar alguém que não tivesse experimentado o jogo pelo menos uma vez.
Enquanto o Asphalt série tem vários outros spinoffs e sequências, nenhum foi capaz de igualar Asfalto 8 em popularidade. O título ainda está atualizado com novos conteúdos de vez em quando.
Candy Crush Saga
Ame ou odeie, não há como negar que Candy Crush Saga foi um grande sucesso no Android. Embora existam pessoas que odeiam o jogo principalmente por causa das notificações irritantes do Facebook que continuam recebendo de seus amigos, o título freemium arrecadou caminhões de dinheiro por meio de compras no aplicativo para seus desenvolvedores, editores e qualquer plataforma que o hospedou.
Embora não tenha trazido nada de novo para o gênero, foi bem-sucedido em atrair milhões de jogadores devido aos seus visuais coloridos, design de som fantástico e milhares e milhares de níveis. É impossível não ter ouvido falar do jogo na última década, a menos que você tenha vivido sob uma rocha. Está ainda atualizado com novos níveis até hoje, e as pessoas simplesmente parecem não se cansar disso.
Plants vs Zumbis
Este jogo desenvolvido pela PopCap foi lançado com o apelido de Plants vs. Zombies em plataformas de PC em 2009. Mais tarde, foi portado para consoles e dispositivos de smartphone, com o lançamento nesta última plataforma publicado pela Electronic Arts.
A premissa deste jogo era bastante boba. Ondas de zumbis estão indo em direção a sua casa através do gramado da frente, e é seu trabalho “pegar” a luz do sol e cultivar plantas que irão lançar diferentes ataques para matar os mortos-vivos. Devido à variedade de plantas que você pode cultivar, diferentes estratégias de jogo que você pode experimentar, vários modos de jogo e uma variedade impressionante de zumbis, este título tem um grande valor de repetição. Algumas sequências do jogo foram lançadas nos últimos anos, mas o original ainda pode ser baixado do Google Play.
Fruit Ninja
Talvez o título mais simples em termos de jogabilidade nesta lista. O conceito de Fruit Ninja era bastante simples: passe o dedo pela fruta que voa pela tela para cortá-la. Dependendo do modo de jogo em que você estava envolvido, havia vários objetivos a atingir dentro do limite de tempo determinado.
Apesar de sua premissa simples, este jogo de 2010 conseguiu reunir centenas de milhões de usuários devido à sua natureza viciante, e você ainda pode encontrá-lo no Google Play aqui.
Jetpack Joyride
Também dos desenvolvedores de Fruta Ninja, este é mais um jogo de corrida sem fim. No entanto, o que o diferencia dos gostos de Temple Runner e Subway Surfers é que é um sidecroller 2D em vez de um jogo 3D. Você controla o personagem de Barry Steakfries enquanto ele usa seus jetpacks e outros power-ups ao longo do caminho para desviar de vários obstáculos e chegar ao final do laboratório de ciências antes dos outros cientistas.
Apesar da competição acirrada de um corredor sem fim aparentemente superior, este jogo de 2012 conseguiu se manter e tem quase um bilhão de jogadores. Ele foi atualizado no Google Play há apenas alguns dias.
Flappy Bird
Este é um pouco estranho. Feito pelo desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen, este jogo simples no papel com a tarefa de tocar na tela para fazer um pássaro voar entre Mario-como tubos verdes. Se o pássaro tocar um tubo, mesmo que levemente, o jogo termina. Com gráficos 2D muito simples, este jogo tornou-se famoso por sua dificuldade de jogar seu telefone na parede e foi baixado em massa vários meses após seu lançamento.
Mas não é isso que há de estranho. O estranho é que, apesar do sucesso meteórico e do título trazendo milhares de dólares para o desenvolvedor, Nguyen decidiu remover o jogo das lojas no início de 2014, alegando que se sentia culpado por expor o público à sua natureza viciante. Após a sua remoção misteriosa e abrupta, os dispositivos que já tinham o jogo oficial instalado foram logo à venda por preços absurdos, e os clones começaram a aparecer.