Hoje, finalmente a Microsft apresentou uma aguardado tablet rodando o novo Windows 8. Eu particularmente estava esperando por ele, já que não acho oWindows 8 muito usável com mouse e teclado. O nome dele é Microsft surface, a junção de um tablet e um PC. Na realidade serão dois tablets: um com processador ARM e outro com processador x86 da intel, a grande diferença fica por conta que este último será como um PC normal graças ao eco sistema já existente da Microsoft.
Microsoft Surface para Windows RT
Ele é muito fino com apenas 9.6 mm. Ele também possui portas USB 2.0 e uma tela de 10.6 polegadas. A resolução ainda não foi divulgada. Abaixo algumas especificações reveladas pela Microsoft.
A Microsoft forneceu as seguintes especificações para o Surface com Windows 8 Pro:
- OS: Windows RT.
- Peso: 676 gramas.
- Espessura: 9,3 mm.
- Tela: 10,6″ HD.
- Conectividade: microSD, USB 2.0, Micro HD e antena 2×2 MIMO.
- Aplicações: Office 15, Touch Cover e Type Cover.
- Armazenamento: 32 GB ou 64 GB.
Ele terá um dock com teclado, igualzinho o ASUS transformer chamado Touch cover (detalhes mais abaixo). Isso com certeza faz jus ao que eles estão chamando de um tablet dentro de um case de PC. Isso mesmo, o Surface ficou no meio termo entre um tablet e um PC. Mas aqui vai um detalhe: o teclado é inteiro de toque com apenas 3 mm de espessura.
Seu corpo é feito de magnésio e pesa 1.5 lib, sua tela possui proteção gorila glass. Interessante é que ele possui entradas USB de tamanho normal.
O Surface também tem uma caneta bem ao estilo Galaxy Note. No evento os executivos da Microsoft falaram que ele é perfeito para o trabalho graças ao ecosistema que a Microsft já
possui.
Surface para Windows 8 Pro
O Surface produzido pela Intel conta com arquitetura x86 e roda Windows 8 Pro. Ele possui apenas 14 mm de espessura e pesa 900 gramas. Terá todas as funcionalidades descritas acima da versão ARM. A tela é de 10.6 polegadas com resolução full HD de 1920×1080 pixel. Abaixo algumas de suas especificações:
- OS: Windows 8 Pro.
- Peso: 903 gramas.
- Espessura: 13,5 mm.
- Tela: 10,6″ HD.
- Conectividade: microSDXC, USB 3.0, MiniDisplay Port e antena 2×2 MIMO.
- Produtividade: Touch Cover, Type Cover e stylus.
- Armazenamento: 64 GB ou 128 GB.
O processador será um Core i5. Eles terão versões de armazenamento de 32GB e de 64GB, segundo a Microsoft o preço da versão ARM será para competir com a concorrência que usa essa plataforma, ou seja, se cuidem tablets com Android. Mas pelo jeito a versão x86 com certeza terá um preço bem salgado. Basicamente enquanto o tablet RT irá competir com os tablets ARM com Android, a versão Windows Pro baterá de frente com os novos ultrabooks que estão sendo lançados também com chips da Intel, ou seja, o Surface com Windows Pro está mais para um ultrabook/ notebook do que para um tablet, a Microsfoft deixou isso bem claro.
Touch cover, a evolução do teclado
Um acessório interessante mostrado pela Microsoft foi o Touch cover. Se trata de uma capa que protege a tela do tablet e também vira um suporte para dar um ângulo ao tablet para ser usado em superficies como mesas. Ele fica na mesma posição de um notebook. Mas é ai que ele se destaca, do seu lado oposto há um teclado multitouch que se conecta através de um dock, ele tem apenas 3 mm de espessura.
Vídeo:
Ficou em dúvidas sobre as diferenças entre os tablet RT e Pro? A microsoft divulgou uma imagem com suas diferenças: (clique para ampliar)
Os tablets, no fim das contas, são muito bonitos e promete esquentar a briga na categoria. Com o sistema pronto com certeza logo logo irão aparecer tablets de outros fabricantes com o sistema, aguardo o da Nokia, ai sim a briga vai esquentar. Não acredito que eles alcancem de imediato ou a médio prazo o reinado do iPad, mas que os fabricantes de tablets com Android devem começar a se preocupar, isso devem. Para finalizar uma galeria de fotos:
[nggallery id=2]