Que a Microsoft não quer saber mais do Windows phone 7 todos sabem, isso ela deixou claro quando anunciou o Windows phone 8. Que a Nokia e os usuários Lumias ficaram tristes com a noticia também sabemos, já que não verão seus smartphones com o atual sistema, uma prova disso é uma petição que está rolando no site da Microsoft, por outro lado existem usuários que acham o contrário disso e não ficaram preocupados que seus aparelhos ficarão desatualizados. Deixando a tristeza de lado e focando no Windows phone 8, ficou bem claro que estamos falando de um sistema bem mais maduro e que, creio eu, finalmente está pronto para brigar com o Android e o iOS.
Pensando nisso, a Microsoft explicou o porque que os atuais aparelhos com Windows phone 7 não serão atualizados. Em primeiro lugar que fique claro que não adianta os usuários reclamarem e falar que a Microsoft abandonou o Windows phone por questões mercadológicas como acontece com o Android. No caso do sistema do robô, os fabricantes simplesmente não atualizam devices antigos para não “queimarem” os novos lançamentos, quando, na verdade, os antigos tem hardware que suportam tranquilamente as atualizações. No Windows phone 8 o problema é bem diferente. Ele é um OS apenas parecido por fora com o 7, mas eles são muito diferentes no interior. O novo núcleo que permite tantos recursos interessantes como núcleos múltiplos e melhores gráficos é compartilhado com o Windows 8 RT (com base no Windows NT, usado em PCs), bem diferente do Windows Phone 7 que é baseado no Windows CE, mesmo usado no antigo e mal amado Windows Mobile.
O gerente sênior de marketing para o Windows Phone, Greg Sullivan, diz que não é impossível portar o WP8 para dispositivos mais antigos, mas o custo de fazer isso seria muito alto e os benefício muito poucos. Seria uma espécie de sub-utilização do sistema já que ele permite suporte multi-core, telas de alta resoluções, NFC, microSD, DirectX, suporte para diferentes placas e assim por diante. Nada disso seria aproveitado nos atuais aparelhos por falta de hardware. Ai sim obviamente seria um prejuízo danado para a Microsoft investir nesses aparelhos antigos.
Mas ele tentou mais uma vez acalmar os ânimos dizendo que a atualização para Windows Phone 7,8 trará algumas mudanças significativas que tem como principal característica a tela de início do WP8, que cá para nós, não é muita coisa.
Leia também:
Usuários que trocarem seus aparelhos para um com Windows phone 8 poderão continuar utilizando normalmente os aplicativos do Windows phone 7, porém o contrário não existirá. Não haverá compatibilidade dos atuais aparelhos com aplicativos desenvolvidos para o Windows phone 8. Ele até deu um exemplo: atualmente é usada a GPU Adreno 205, mas os aplicativos novos serão destinados ao processador S4 snapdragon que utiliza GPUs bem mais poderosas como a Adreno 225 ou a 305, ou seja, os atuais não aguentarão o tranco dos apps novos.
Embora pareça nos posts anteriores que fui totalmente contra o Windows phone 8, existe os dois lados da moeda. O que eu quis deixar claro anteriormente é que achei uma puta sacanagem a Microsoft fazer uma surpresa com o novo sistema, principalmente para os usuários dos Lumias. Acho isso enganar os usuários já que vários estavam comprando aparelhos “tops de linha” sem saber que logo iriam ficar obsoletos. No Android, por exemplo, meses antes os fabricantes e o próprio google dão pistas de como serão os próximos devices o que dá um tempo para o usuário pensar bem e até comprar conscientemente um aparelho defasado. Já a Apple também faz o mesmo.
Agora, como disse, existe o outro lado. O Windows phone 8 parece que vai ser um sistema equivalente ou até melhor que os concorrentes. Atualmente ele já é o mais bonito e rápido, porém seu hardware limitado estava segurando ele pois era inferior a concorrência, e acreditem, até inibir os desenvolvedores ele estava. Mas agora ele pode utilizar o mesmo hardware que qualquer Android e ainda mais, já que com drivers de Windows as janelas que irão se abrir são muitas. Imagine se confirmarem o DirectX no WP8, já pensaram na possibilidade gráfica que eles poderão ter?
Finalizando, a Microsoft fez o que tinha que ser feito, foi a evolução natural das coisas. Porém ela fez de um modo totalmente errado não pensando nos usuários.
E vocês, concordaram com a decisão da Microsoft? deixem suas opiniões!