A Mitsubishi Electric Corporation e a HERE Technologies anunciam que testaram com sucesso um novo sistema que permite que veículos avisem automaticamente e com grande precisão sobre os perigos e riscos das estradas. Chamada de “Lane Hazard Warning” a tecnologia foi testada na Califórnia, Estados Unidos e Tsukuba, no Japão.
Com o sucesso nas avaliações, as empresas agora pretendem disponibilizar a tecnologia para os fabricantes de automóveis testarem em seus veículos.
O Lane Hazard Warning permite que uma informação detectada pelos sensores de um veículo – como um carro quebrado ou lento, uma estrada escorregadia, detritos ou buracos – seja precisamente transmitido em tempo real via nuvem para outros veículos que se aproximam da mesma área.
“Quando algo incomum acontece na estrada, os motoristas costumam ter pouco tempo para reagir e isso pode colocar todos os ocupantes do veículo em risco“, disse Hiroshi Onishi, diretor executivo e presidente de equipamentos automotivos da Mitsubishi Electric. “Juntamente com a HERE Technologies, desenvolvemos um novo sistema projetado para dar aos motoristas alguns segundos ou minutos extras valiosos para se preparar para um possível perigo e, assim, mudar de faixa ou simplesmente dirigir com mais cuidado. Estamos entusiasmados com o potencial deste sistema em melhorar a segurança do motorista“, explica Onishi.
- E agora Tesla? Xiaomi anuncia primeiro carro elétrico Xiaomi SU7
- 4 apps que mostram onde carregar carros elétricos
- Quanto custa um carro elétrico? [Modelos vendidos no Brasil]
A nova solução utiliza os sensores dos veículos em conjunto com o HD Locator, tecnologia precisa de posicionamento da Mitsubishi Electric, e a HERE Open Location Platform, a plataforma colaborativa de dados de localização.
Como parte da parceria, as empresas também estão avaliando a aplicação da tecnologia em atualizações automáticas de mapas para veículos automatizados, bem como em um serviço que alerta as autoridades sobre manutenção de estradas e cidades e degradação das pistas.
“A HERE Technologies e a Mitsubishi Electric estão mostrando como os carros podem aprender com as experiências de outros carros na estrada para proporcionar uma experiência de direção muito mais segura“, disse Jørgen Behrens, vice-presidente sênior e chefe de aplicativos e serviços da HERE Technologies. “Acreditamos que alertas de perigo rápidos, precisos e direcionados serão uma parte importante da infraestrutura de dados necessária para a condução automatizada e serviços das cidades inteligentes. Esperamos ver essa tecnologia no mercado“, finaliza Behrens.