No lançamento do Moto G4 Plus, em maio de 2016, a Motorola havia dito que o dispositivo receberia atualizações para o Android N e O. Mas a promessa quase não foi cumprida, quase.
Quando o Google anunciou o Android 8 Oreo, a Motorola tentou andar dar para trás na promessa. Na época até alegou um mal entendido.
Entretanto, diante da pressão pública, a Motorola voltou atrás novamente e decidiu incluir o Moto G4 Plus no seu cronograma de atualizações. E já está em faze de testes.
O Android Oreo para o Moto G4 Plus está em Soak Test (fase de teste) com uma versão Beta. Mas o mais interessante é que e essa versão vazou graças ao usuário rajatgupta1998 do fórum XDA. A ROM vem até com o Patch de segurança de Novembro de 2018.
Para aqueles que estiverem interessados em instalar a versão teste Beta do Android Oreo 8.1.0 oficial no Moto G4 e G4 Plus, ela está disponivel para download aqui.
Entretanto, tenha em mente que essa é a versão americana da ROM e irá atualizar seu Bootloader. Isso significa que não será possível fazer um downgrade (retornar) para a versão anterior.
Leiam também | Review do Moto G4, a evolução da espécie
Caso você tente fazer o downgrade, tenha coinsciência que você tem grande possibilidade de ganhar um novíssimo peso de papel.
Android 8.1.0 Oreo para Moto G4 Plus beta tem alguns bugs:
- A Câmera apresenta uma certa lentidão ao ligar o smartphone pela primeira vez;
- A Câmera tem lentidão para abrir;
- A Câmera tem travamentos para alternar entre Frontal e Traseira;
- O dispositivo não está certificado na PlayStore, ou seja, alguns aplicativos podem não estar disponíveis para download.
Como podemos ver, a maioria dos bugs está relacionado a câmera.
Para mais detalhes, leia este Post no forum do XDA sobre o Android Oreo no Moto G4 e G4 Plus.
Ainda não sabemos quando a Motorola irá liberar o Oreo versão final para o Moto G4, porém, não parece estar distante.