No início de novembro, o Motorola One recebeu o patch de segurança do Google para outubro e hoje a empresa está distribuindo o Android 9 Pie para o dispositivo no Brasil. Segundo ela, é o primeiro do Brasil com essa atualização.
A Motorola cumpriu sua promessa. Duranta o evento de lançamento do Motorola One no Brasil, executivos da Motorola e do Google, garantiram que o dispositivo receberia o Android 9 Pie até o fim do ano.
O smartphone foi anunciado em agosto e chegou ao Brasil no início de outubro, com preço sugerido de R$ 1.499.
Motorola One: primeiro do Brasil com Android 9 Pie
A Motorola destaca que este é o primeiro smartphone a receber o update neste ano em território nacional, graças a parceria entre o Google e a Motorola.
Leiam também | Review do Motorola One
Além de entregar um sistema puro, a iniciativa Android One busca agilizar a liberação de atualizações do sistema e também, dispositivos que rodam o Android One recebem duas atualizações de versão.
Ou seja, o Motorola One tem garantido o Android 9 Pie e o Android Q (10) a ser lançado em 2019. Mas, além disso, ele terá correções de segurança todo mês durante três anos.
É fácil verificar se o seu aparelho tem a atualização disponível. Basta ir até as configurações do celular, depois até “Sistema” e entre em “Atualizações do sistema”.
Entretanto, vale lembrar que o Motorola One roda uma versão levemente modificada do Android One. Ele possui a mesma interface de outros aparelhos da marca.
Mas isso não é ruim. Funções como a Moto Tela, que exibe notificações na tela de bloqueio; o Moto Ações, para ativar a câmera e a lanterna com gestos; e uma ferramenta da Dolby para ajustar o som, estão presentes.
Segundo a Motorola, o novo sistema operacional, que substitui o Android Oreo, “oferece uma experiência mais inteligente, mais simples e que se adapta ao usuário.
O que muda no Motorola One com a chegad do do Android Pie
- Navegação Intuitiva: permite deslizar o botão Home para voltar à tela inicial, alternar entre apps e abrir a lista de aplicativos instalados;
- Modo Não Perturbe melhorado: faz parte do Bem-estar digital, escondendo notificações para realmente não perturbar o usuário, e deixando a tela em escala de cinza à noite;
- Maior duração de bateria: a Bateria Adaptativa prioriza a bateria para os apps que você mais usa, através de deep learning, e o Brilho Adaptativo aprende como você gosta de definir o nível de brilho;
- Tela dividida reformulada: o menu de apps recentes mudou e agora exibe cards grandes, então para ativar o split screen é preciso tocar no ícone do app correspondente;
- Controles de volume simplificados: os botões físicos vão sempre controlar o volume de mídia, e você terá um botão para alternar entre som ligado/modo silencioso em ligações;
- Configurações Rápidas reprojetado.
Entretanto, vale lembrar que o Motorola One, embora seja um bom aparelho, não agradou tanto. O principal motivo seria seu preço salgado.
Ele possui um processador de 3 anos atrás, e isso deveria baratear o preço. Aliás, o Android One foi justamente concebido para entregar aparelhos baratos com a experiência de um Pixel.
Mas, custando R$ 1.499, o Motorola One não é exatamente barato em virtude do seu hardware.
Especificações Técnicas do Motorola One
- Processador: Qualcomm Snapdragon 625;
- 4 GB de RAM e 64 GB armazenamento interno;
- Bateria de 3.000 mAh;
- Câmera traseira dupla, com resolução de 13 megapixels;
- Tela HD+ de 5,9 polegadas com notch na parte superior.