Nokia já tem um plano B caso o Windows phone falhe, será o Android?

Atualizado há 12 anos
nokias_lumias

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

A Nokia nos últimos anos vem dando vários tiros nos próprios pés. Ao invés de investir e melhorar seu Symbian resolveu abandoná-lo. Então criou o Maemo que depois virou MeeGo, esse sim era um belo sistema, porém também o abandonou. E, por fim, contrariando tudo se uniu a Microsoft e passou a usar o recém chegado Windows phone. Recentemente a Microsoft lançou a nova versão dele, o Windows Phone 8, e graças a isso os aparelhos da Nokia logo ficarão desatualizados. O resultado disso foi a maior queda no valor das ações da empresa no últimos anos. Então veio a pergunta: e se o Windows phone não der certo, a Nokia irá falir? Em entrevista à TV finlandesa, Risto Siilasmaa, fundador e ex-CEO da F-Secure e atual chairman do conselho da Nokia, disse que a empresa tem um “plano de contingência” caso o Windows Phone não atenda as expectativas. Resumindo a Nokia já está pensando em um novo sistema, novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
nokias_lumias
Foto de Vernon Chan no Flickr

Ele não disse qual seria, mas a questão é que ele foi bem enfático ao dizer que no caso do Windows phone 8 falhar a empresa já está preparada para isso. Por outro lado ele mostrou estar bem contente e com boas expectativas em torno do Windows phone e acredita que ele irá emplacar finalmente. A Nokia já havia falado anteriormente que não iria abandonar o Windows phone, mas parece que as coisas mudaram por lá e alguém lá dentro pode estar pensando que a parceria com a Microsoft talvez não tenha sido um bom negócio.

O pessoal do Cnet citou o nome do Android e considera o Symbian algo impossível que a Nokia volte atrás. Eu particularmente não acho o Android uma possibilidade. A Nokia teria muita dificuldade em entrar em um mercado já dominado por empresas com o a Samsung com experiência com a plataforma do Google.

Eu aposto na volta do MeeGo ou mesmo um novo sistema que a Nokia tentará colocar no mercado caso precise. Porém se isso acontecer não acredito que a Nokia se recupere, pelo contrário, ela irá ou ser vendida ou se afundar de uma vez.

Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, essa abaixo ilustra bem a situação que a Nokia vem passando:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

nok-mktcap-price-cnet-zaw2

Com informações do Gizmodo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.