Quando explicamos no começo do ano o que é o Wi-Fi 6 e quais suas diferenças, já sabiamos que ele chegaria em 2019, mas ainda faltavam alguns detalhes a definir, mas agora não mais. A Wi-Fi Alliance anunciou nesta semana que ele chega em 2019.
O anúncio é de uma mudança na forma de nomenclatura das diferentes gerações de Wi-Fi, que agora serão baseadas em números. Incusive na nomenclatura das antigas versões da conexao. E junto com o anúncio, foi oficializada a nova geração da conexãi W-Fi, chamada Wi-Fi 6.
Leiam também | O Wi-Fi de 5 GHz é melhor que o de 2,4 GHz? Nem sempre.
Desta forma, em vez de ficar prestando atenção em termos como “802.11ac” ou “a/b/g/n”, os usuários só deverão olhar o número à frente daquela versão específica. O objetivo é facilitar a vida dos usuários na hora de identificar as diferentes versões de Wi-Fi.
- O que é o Wi-Fi 6? É muito mais que só velocidade; entendam
- Wi-Fi 5 GHz é melhor que o Wi-Fi 2,4 GHz? Não necessariamente
- Wi-Fi 6: Qual a diferença? O que significa? Ele é melhor? Entendam
Por exemplo, a próxima geração do Wi-Fi, chamada de Wi-Fi 6 e com lançamento previsto para 2019, identifica os aparelhos que suportam a tecnologia 802.11ax, aponta o grupo. Enquanto isso, as versões anteriores, que suportam as tecnologias 802.11ac e 802.11n, respectivamente, passarão a ser chamadas de Wi-Fi 5 e Wi-Fi 4.
Leiam também | 7 dicas para resolver seus problemas com Wi-Fi
Essas são as novas nomenclaturas das versões do Wi-Fi
- O Wi-Fi 4 é o 802.11n, lançado em 2009.
- O Wi-Fi 5 é o 802.11ac, lançado em 2014.
- O Wi-Fi 6 é a nova versão, também conhecida como 802.11ax. Está agendado para lançamento em 2019.
“Por quase duas décadas, os usuários de Wi-Fi tiveram de passar por convenções técnicas nos nomes para determinar se seus aparelhos possuíam suporte para o Wi-Fi mais recente.
A Wi-Fi Alliance está animada em introduzir o Wi-Fi 6, e apresentar um novo modelo de nomenclatura para ajudar o mercado e os usuários de Wi-Fi a entenderem facilmente a geração de Wi-Fi suportada pelo seu aparelho ou conexão”, afirmou o presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa, em post sobre o assunto.