Você está tendo problemas com sua conexão Wi-Fi? Tente usar o Wi-Fi de 2,4 GHz em vez do Wi-Fi de 5 GHz. Claro, o Wi-Fi de 5 GHz é mais novo, mais rápido e menos congestionado – mas tem uma fraqueza. Saiba abaixo qual é essa fraqueza e como evitá-la.
Leiam também: O que é o Wi-Fi 6? É muito mais que só velocidade; entendam
Wi-Fi de 5 GHz vs. Wi-Fi de 2,4 GHz: Qual é a diferença?
O Wi-Fi pode operar em duas “bandas” diferentes de radiofrequência: 5 GHz e 2,4 GHz. O Wi-Fi de 5 GHz tornou-se popular com o 802.11n – agora conhecido como Wi-Fi 4 – que foi introduzido em 2009. Antes disso, o Wi-Fi era principalmente de 2,4 GHz.
Esta foi uma grande atualização! A frequência de 5 GHz usa ondas de rádio mais curtas, o que proporciona velocidades mais rápidas. É como comparar a frequência AM com FM. A AM alcança distâncias maiores, mas a FM não alcança tão longe, sendo mais rápida.
E ainda há empresas operando na banda de 60 GHz. Isso significa ondas de rádio ainda mais curtas, resultando em velocidades ainda maiores em distâncias muito menores.
Há também muito menos congestionamento com o 5 GHz. Isso significa uma conexão sem fio mais sólida e confiável, especialmente em áreas densas com muitas redes e dispositivos. Telefones sem fio tradicionais e monitores de bebê sem fio também operam em 2,4 GHz. Isso significa que eles interferem apenas no Wi-Fi de 2,4 GHz, não no Wi-Fi de 5 GHz.
Em resumo, o 5 GHz é mais rápido e oferece uma conexão mais confiável. É a tecnologia mais recente e é tentador usar o 5 GHz o tempo todo e eliminar o Wi-Fi de 2,4 GHz. Mas as ondas de rádio mais curtas do Wi-Fi de 5 GHz significam que ele pode cobrir distâncias menores e não é tão bom em atravessar objetos sólidos, como o Wi-Fi de 2,4 GHz. Em outras palavras, o 2,4 GHz pode cobrir uma área maior e é melhor em atravessar paredes.
Leiam também: Qual é a diferença entre Wi-Fi de 2,4 GHz e Wi-Fi de 5 GHz (e qual devo usar)?
Você pode usar os dois com um roteador
Os roteadores modernos geralmente são “banda dupla” e podem operar redes Wi-Fi separadas simultaneamente nas frequências de 5 GHz e 2,4 GHz. Alguns são “banda tripla”, fornecendo um sinal de 2,4 GHz junto com dois sinais separados de 5 GHz para reduzir o congestionamento entre dispositivos Wi-Fi operando em 5 GHz.
Este recurso não é apenas para compatibilidade com dispositivos mais antigos que suportam apenas Wi-Fi de 2,4 GHz. Há momentos em que você desejará Wi-Fi de 2,4 GHz, mesmo com um dispositivo moderno que suporta 5 GHz.
Os roteadores podem ser configurados de duas maneiras: eles podem ocultar a diferença entre as redes de 2,4 GHz e 5 GHz ou expô-la. Tudo depende de como você nomeia as duas redes Wi-Fi separadas.
Por exemplo, você poderia nomear as duas redes como “MeuWi-Fi” e usar a mesma senha. Em teoria, seus dispositivos escolheriam automaticamente a melhor rede a qualquer momento. Mas isso nem sempre funciona corretamente, e você pode acabar com dispositivos conectados à rede de 2,4 GHz quando deveriam usar 5 GHz, ou vice-versa.
Então, em vez disso, você poderia nomear uma rede como “MeuWiFi – 2,4 GHz” e a outra como “MeuWiFi – 5 GHz”. Com nomes diferentes, você pode escolher entre as redes no dispositivo. Você ainda pode dar a mesma senha para facilitar as coisas, é claro.
Quando o Wi-Fi de 2,4 GHz é melhor que o Wi-Fi de 5 GHz
Se você estiver tendo problemas com seu Wi-Fi e estiver conectado a um Wi-Fi de 5 GHz, é sempre uma boa ideia conectar-se ao 2,4 GHz e ver o que acontece.
O 5 GHz pode parecer mais novo e mais rápido – e é -, mas é melhor em espaços menores. Se você deseja cobrir um amplo espaço aberto, o 2,4 GHz é melhor. Então, se você deseja um sinal Wi-Fi melhor ao ar livre, conecte-se ao 2,4 GHz em vez do 5 GHz. Ou, se seu Wi-Fi tiver que atravessar alguns objetos densos antes de chegar até você, o 2,4 GHz fará um trabalho muito melhor que o 5 GHz.
O Wi-Fi de 2,4 GHz também deve funcionar melhor do que costumava. Com mais pessoas mudando para 5 GHz, a banda de 2,4 GHz deve estar menos congestionada na sua área. Operadoras como Vivo e NET já oferecem roteadores com redes 5G, e o próprio instalador já explica que é melhor o smartphone se conectar a ela, já que todos os iPhones novos e a maioria dos Androids já a suportam.
Além disso, telefones sem fio e babás eletrônicas estão sendo cada vez mais substituídos por smartphones e monitores de bebê Wi-Fi, diminuindo a interferência na sua casa com o tempo.
Existem outras maneiras de lidar com isso, é claro. Você pode, por exemplo, cabearear sua casa e colocar roteadores 5G em outros cômodos; essa seria a solução ideal. Porém, não necessariamente vale o trabalho.
Padrão Wi-Fi 6 vai melhorar o 2,4 GHz
Atualmente, a grande maioria dos equipamentos opera no Wi-Fi 4 e alguns no 5.
Leiam também | Wi-Fi 6: Qual a diferença? O que significa?
O Wi-Fi de 2,4 GHz foi um pouco negligenciado. O 802.11n (Wi-Fi 4) suporta tanto 2,4 GHz quanto 5 GHz. Mas o 802.11ac (Wi-Fi 5) suporta apenas 5 GHz. Se você tem um roteador 802.11ac de banda dupla, ele está executando uma rede 802.11ac de 5 GHz e uma rede 802.11n de 2,4 GHz. O 5 GHz está usando um padrão Wi-Fi mais moderno.
Leiam também | Wi-Fi 6 chega em 2019
O Wi-Fi 6 corrigirá esse problema. O padrão Wi-Fi de última geração oferecerá suporte a redes de 2,4 GHz e 5 GHz, de modo que várias melhorias que resultam em um sinal mais rápido e mais confiável também chegarão ao Wi-Fi de 2,4 GHz. O 2,4 GHz não é apenas uma tecnologia antiga sendo deixada para trás; é simplesmente um padrão diferente com uma função diferente: cobrir distâncias maiores que o 5 GHz.
Como escolher entre o Wi-Fi de 2,4 GHz e o Wi-Fi de 5 GHz
Para escolher entre 2,4 GHz e 5 GHz, acesse a interface da Web do seu roteador e encontre as configurações da rede sem fio. Forneça SSIDs ou nomes separados para as redes de 2,4 GHz e 5 GHz. Você pode colocar “2,4 GHz” e “5 GHz” nos nomes para facilitar a memorização. E você pode usar a mesma senha sem fio para cada uma. Roteadores da Vivo já vêm com esse padrão, com a frequência na frente do nome da rede.
Seu roteador pode ser configurado para usar o mesmo nome para ambos por padrão. Isso significa que você não pode escolher entre eles; seus dispositivos escolherão entre eles automaticamente. Nomes separados dão a você uma escolha, mas é impossível saber qual equipamento estará usando.
Agora, você pode simplesmente escolher entre as redes no seu dispositivo. Acesse o menu de conexão Wi-Fi do seu dispositivo e selecione a rede à qual você deseja se conectar.
Depois que você se conectar a cada rede uma vez, seu dispositivo se lembrará da senha e você poderá se conectar facilmente escolhendo-a no menu. A troca se torna fácil e rápida.
Se o Wi-Fi de 2,4 GHz não resolver seus problemas e você ainda tiver dificuldades para obter uma conexão Wi-Fi sólida em toda a sua casa ou empresa, considere cabeá-la e colocar diferentes roteadores.
Isso lhe dá vários pontos de acesso que você pode posicionar em toda a sua casa e que ampliarão significativamente a cobertura da sua rede Wi-Fi. E, ao contrário de um repetidor ou extensor sem fio tradicional, o processo de configuração é muito mais fácil e confiável.
Leiam também alguns outros artigos relacionados ao Wi-Fi
- Como mudar o nome do Wi-Fi
- Como mudar a senha do Wi-Fi (Qualquer roteador)
- 11 maneiras de arrumar WiFi desconectando no Android
- Como encontrar o melhor canal Wi-Fi para seu roteador
- Wi-Fi Mesh: o que é uma Rede Mesh? E um roteador Mesh? Vejam aqui
- O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido
- Desligar Wi-Fi a noite por causa da radiação? Você pode morrer?
- Como descobrir a senha do WiFi no celular e no computador
- Como melhorar o sinal do Wi-Fi? Aplique essas 13 dicas simples!
- 7 dicas para resolver qualquer problema do seu Wi-Fi