Como mudar a senha do Wi-Fi (Qualquer roteador)

Quando você está com conexão de internet lenta, saber como mudar a senha do Wi-Fi pode ser a solução. Aprenda agora mesmo!
Avatar de Bruno Rodrigues
03/08/2022 às 22:07 | Atualizado há 4 semanas
Como mudar a senha do Wi-Fi

Em casa com internet, quem sabe mudar a senha do Wi-fi é rei. Embora a frase anterior seja em um tom humorístico, não deixa verdade que saber como alterar a senha do Wi-fi te dá maior controle de quem acessa ou não a sua internet. Embora o processo seja muitos simples, muitos ainda não sabem como proceder.

Como mudar a senha do Wi-Fi

Quando você tem algum dispositivo conectado na internet percebe que sua conexão parece um tanto mais lenta que o normal. Nesses casos, pode ser que mais dispositivos estejam utilizando a sua internet resultando numa conexão mais lenta.

O motivo por qual você deseja saber como mudar a senha do Wi-fi pode ser também para controlar o acesso das pessoas de sua casa, liberando-a quando as tarefas forem concluídas. Independente de qual seja o motivo que levou você a procurar uma forma de alterar a senha do Wi-fi, você terá total controle após ler esse artigo.

Antes de começar de tudo, é necessário que você se atente a alguns detalhes para conseguir mudar a senha do Wi-fi. Para facilitar, separamos alguns pontos para conseguir te ajudar nessa tarefa.

Identifique o número de IP

O primeiro de tudo é identificar se o seu dispositivo está conectado ao roteador, ele pode ser um celular ou um computador. Agora, siga os passos abaixo de acordo com o seu dispositivo selecionado para mudar a senha do Wi-Fi.

No computador

  1. Aperte as teclas “Windows+R” para abrir o “Executar”, assim que o mesmo abrir digite “cmd”(sem aspas).

    Executar - Como mudar a senha do Wi-Fi
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  2. Quando uma janela preta surgir, digite o comando “ipconfig”(sem aspas) e pressione a tecla “Enter”.

    cmd - Como mudar a senha do Wi-Fi
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  3. Anote o número do “Gateway Padrão” para usarmos mais tarde para acessar o roteador.

No celular

  1. Toque e segure no símbolo do Wi-fi para abrir as configurações de conexão.
  2. Ao lado da sua conexão Wi-fi toque sobre o ícone de engrenagem.
  3. Agora, copie o “Endereço de IP” para o utilizar para acessarmos o seu roteador. Note que o último digito da conexão é um valor acima do “1”, se for o seu caso esse número deverá ser substituído por “1”.

O número de IP mais popular que existe aqui no Brasil é 192.168.0.1, mas não são todas as casas que possuem esse número.

Acessando o Roteador

Agora que temos o endereço de IP que servirá para acessar o roteador, podemos chegar até a central de configuração que nos possibilitará mudar a senha do Wi-Fi. Para isso, abra o navegador de internet do seu dispositivo e siga o seguinte procedimento.

No computador ou celular

  1. Abra o navegador de internet do seu dispositivo e insira o endereço de IP que obtivemos nos passos anteriores. A barra de endereço aonde vai o site deve ser usada para entrar no endereço de IP, apertando enter em seguida ou o botão de acessar no celular.
  2. Agora que chegamos ao site do roteador, você deverá entrar com o usuário e senha do roteador. Essa informação geralmente está embaixo do roteador, ou você pode tentar entrar como Usuário: admin; Senha: admin.
  3. Procure pela seção Wi-fi do seu roteador, ela pode ser nomeada como “Wi-fi”, “Wireless” ou conexão sem fio. Algumas opções te leverão direto para a configuração da senha do Wi-fi, mas existem outras que você deve clicar sobre a seção “Segurança” ou “Security” para conseguir chegar no processo de mudar a senha do Wi-Fi.

    Wi-fi - Como mudar a senha do Wi-Fi
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  4. Finalmente chegamos na parte onde podemos mudar a senha do Wi-Fi, substitua a senha em “Senha da rede Wi-fi” que está representada por pontos e selecione “Salvar” para alterar a senha.

    Altere a senha - Como mudar a senha do Wi-Fi
    Imagem: Bruno/Tekimobile

Pronto, isso é tudo o que você precisa fazer para saber como mudar a senha do Wi-Fi. É importante lembrar que ao fazer esse processo em uma conexão Wi-fi, você terá de colocar a senha novamente para ter acesso à conexão sem fio novamente.

Leiam também alguns outros artigos relacionados ao Wi-Fi

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ