Notebooks compactos são tão bons quanto os de tamanho normal? Entenda!

Avatar de Redação
25/10/2021 às 14:08 | Atualizado há 2 anos
destaques notebooks compactos

Como você já deve ter percebido, com a evolução tecnológica que tivemos nos últimos anos ficou cada vez mais necessário armazenar grandes conteúdos em espaços cada vez menores. 

E um produto que veio para facilitar esse armazenamento sem deixar perder o bom funcionamento de um notebook comum e o melhor, ocupando bem menos espaço são os notebooks compactos

Mas será que notebooks compactos são tão bons quanto os de tamanho normal? Será realmente possível extrair o máximo de desempenho e qualidade dos modelos disponíveis? 

Bom, para esclarecer esta e muitas outras dúvidas, preparamos um artigo completo sobre o tema. 

No artigo de hoje vamos te mostrar as principais características dos notebooks compactos, vantagens e desvantagens e quais são os principais diferenciais entre os modelos considerados comuns. 

Notebook compacto e leve: O que esperar deste produto?

Máquinas que operam com grande eficiência ocupando o mínimo de espaço, os notebooks compactos têm ganhado cada vez mais espaço ao longo do tempo no mercado.

Aparelhos que oferecem praticidade, sofisticação e modernidade, antes de mais nada, você precisa entender que os notebooks compactos, em geral, são computadores com estrutura física resumida.

Neste caso, para que essa estrutura seja resumida é necessário compactar peças, as quais nem sempre são possíveis de serem minimizadas.

Dessa forma, assim como acontece para os notebooks comuns, estruturas como fios, cabos, placas e outras peças diminuem seus tamanhos ou mesmo deixam de existir para esse modelo.

Ou seja, o monitor passa a ser a própria CPU o que diminui a quantidade de fios e o espaço ocupado por aquela caixa enorme.

Além disso, outra alteração é o fato de que é comum que as telas já venham com o próprio receptor de sinal sendo então boas fornecedoras de sinal para assistir a filmes e seriados.

Neste caso, devido ao fato de ser bem compacto, trata-se de um item que, praticamente, cabe em qualquer lugar, não faz peso nas suas malas e mochilas, pode ser facilmente acomodado e não faz com que o transporte cause dores ou incômodos.

O que não impacta em nada na qualidade do produto. Pelo contrário, alguns modelos, inclusive, possuem ótimo desempenho e são muito duráveis. 

Porém, é importante frisarmos que, para ter o desempenho satisfatório em um notebook menor e mais compacto, porém, você precisa pagar mais do que em um de tamanho normal. A diferença acontece por causa do uso de um material mais moderno.

Além disso, os notebooks compactos e pequenos possuem telas menores, que muitas vezes não contam com teclado numérico e não são tão bons para atividades como assistir a filmes e séries ou jogar.

Tudo isso faz com que alguns consumidores se perguntem se os notebooks compactos e leves são realmente tão bons quanto os de tamanho normal. 

Afinal, os notebooks compactos e leves são tão bons quanto os de tamanho normal? 

Bom, inicialmente, o que você precisa entender é que, em geral, o funcionamento de um notebook compacto é bem parecido com o de um notebook comum. 

Porém, por ser uma variação reduzida de computador é mais difícil encontrar algumas funções que em computadores maiores são mais comuns de existirem.

Por exemplo, a presença de placa de vídeo e HD. Tais peças para estarem presentes nos computadores necessitam de espaço, e em notebooks compactos isso não é possível.

No entanto, como foi possível demonstrar durante o artigo, os computadores menores, os chamados notebooks compactos possuem uma série de vantagens e benefícios sendo, inclusive, ideais para quem busca praticidade nos estudos ou trabalho.

Tais modelos de notebooks são de fácil portabilidade, e também de manuseio. Assim, se você busca um computador capaz de te oferecer conforto na hora de sair de casa ou mesmo mudar de cômodo, os compactos são ideais. 

Como falamos no início do artigo, este é um item que cabe em qualquer lugar, não faz peso nas suas malas e mochilas, pode ser facilmente acomodado e não faz com que o transporte cause dores ou incômodos para seu dia a dia.

E você, já utiliza ou utilizou algum notebook compacto? Qual é a sua opinião? Deixe aqui nos comentários!

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ