Agora é o fim: WhatsApp ilimitado está com dias contados no Brasil

As principais operadoras deixarão de oferecer WhatsApp ilimitado aos usuários para compensar os custos com a tecnologia 5G.
Avatar de André Luiz
18/07/2023 às 17:07 | Atualizado há 9 meses
Agora é o fim: WhatsApp ilimitado está com dias contados no Brasil 1

Está sendo discutido entre grandes operadoras de celular, como Vivo, Tim e Claro, a possibilidade de finalizar o uso sem limites do WhatsApp. Esta mudança está sendo considerada devido aos custos significativos associados à implementação da tecnologia 5G.

Motivo para a mudança

A iniciativa partiu das operadoras como um meio de compensar os investimentos para o avanço da infraestrutura necessária para suportar a nova geração de banda larga móvel, o 5G.

Segundo informações do levantamento TIC Domicílios da NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), 62% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Graças aos planos com WhatsApp ilimitado, a venda de planos de celular deu um salto no país.

Contudo, um relatório do InternetLab indica que essa estratégia de oferecer acesso ilimitado a certos aplicativos pode ter um preço alto. Ela aumenta o custo médio dos planos e intensifica a dependência tecnológica ao incentivar o uso de serviços como o WhatsApp.

As operadoras, para fornecer esses serviços, costumam arcar com custos de fornecimento de dados ou repassar esses valores para os provedores de aplicativos. José Felix, presidente da Claro Brasil, argumenta que a operadora gasta milhões para manter o acesso ilimitado a essas plataformas.

Ainda não há datas

Ainda não foi divulgada uma data para a implementação desta mudança. As operadoras estão atualmente em negociações e discussões para determinar o melhor caminho a seguir. Se você é um usuário do WhatsApp, fique atento para mais informações e atualizações sobre este tópico.

Via Folha

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ