Anatel desmantela central de golpes por SMS em São Paulo

Anatel desmantela esquema de golpes por SMS em São Paulo. Saiba como se proteger e evitar fraudes.
Atualizado há 3 dias atrás
Anatel desmantela central de golpes por SMS em São Paulo
Anatel desmantela fraudes por SMS em SP; saiba como se proteger!. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)
Resumo da notícia
    • Anatel desmantelou uma central de golpes que usava mensagens SMS fraudulentas em São Paulo.
    • A ação visa proteger os usuários de mensagens falsas que roubam dados pessoais e financeiros.
    • Você pode se proteger evitando clicar em links suspeitos e desativando a rede 2G no celular.
    • Esse tipo de golpe pode causar perdas financeiras e violação de privacidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma central de golpes que usava mensagens SMS foi desmantelada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo. A estação rádio base (ERB) falsa, equipada com notebook e antena digital portátil, estava localizada perto da Estação Paraíso do Metrô, sendo a quinta apreensão desse tipo na Grande São Paulo em menos de um ano.

A ação visa combater o envio de mensagens fraudulentas que se passam por instituições financeiras e outros órgãos, com o objetivo de enganar e roubar dados dos usuários. A seguir, entenda como funcionava o esquema e saiba como se proteger.

Como Funcionava o Golpe via SMS

Os criminosos utilizavam a ERB falsa para disparar mensagens de texto em massa, fingindo ser bancos, operadoras de telefonia, empresas de cobrança e órgãos públicos. Essas mensagens continham alertas falsos sobre dívidas ou benefícios próximos do vencimento, tentando induzir o destinatário a clicar em links maliciosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um exemplo de mensagem fraudulenta seria: “Seus 98 mil pontos expiram à meia-noite, corra para trocar por milhas, produtos ou cashback“. Outro golpe comum é avisar que a carteira de habilitação foi suspensa, exigindo uma ação imediata do usuário. Todos esses SMS continham links que, ao serem clicados, instalavam vírus no celular da vítima.

Uma vez instalado, o malware ataca aplicativos bancários, redes sociais e outros serviços, modificando senhas e abrindo caminho para os invasores. Assim, os criminosos conseguem acessar contas bancárias, realizar transferências, roubar dados sigilosos e invadir contas de e-mail, Instagram e Facebook.

Leia também:

Descoberta e Apreensão da Central Clandestina

A descoberta da central de golpe via SMS ocorreu após uma operadora de telefonia denunciar à Anatel uma forte interferência na região, que estava causando a queda do sinal da rede móvel. A empresa suspeitava que os problemas eram causados por uma ERB falsa. Após investigações, os agentes da Anatel localizaram o equipamento clandestino e realizaram a apreensão com o apoio da Polícia Civil. No momento da operação, o apartamento estava vazio.

Simulando uma estação rádio base autêntica, as ERBs falsas funcionam como um bloqueador, interrompendo os sinais 5G, 4G e 3G em áreas próximas. Com isso, o equipamento aproveita a rede 2G para o envio em massa de SMS com links maliciosos. O bloqueio do sinal, embora dure apenas alguns segundos, é suficiente para que o golpe seja aplicado, atingindo diversas vítimas potenciais. Esses aparelhos clandestinos são frequentemente instalados perto de áreas de grande circulação de pessoas, como estações de metrô, para maximizar o alcance do golpe.

É importante ressaltar que também já foram encontradas ERBs falsas instaladas em carros, o que aumenta ainda mais o potencial de vítimas, já que os criminosos podem se deslocar por diferentes regiões. No ano passado, pelo menos dois equipamentos desse tipo foram apreendidos. O notebook, que também faz parte do esquema, é utilizado para armazenar os dados coletados pelos arquivos maliciosos instalados nos celulares das vítimas, através de um software de gerenciamento remoto.

Como se Proteger de Golpes via SMS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A melhor forma de se proteger é ignorar mensagens suspeitas e nunca clicar em links, mesmo que pareçam legítimos. Se receber alertas de compras indevidas no cartão ou transferências na sua conta, verifique diretamente no aplicativo do banco. O mesmo vale para supostas cobranças de operadoras: contate a empresa pelos canais oficiais. Para avisos de documentos vencendo, confira o documento físico ou entre em contato com os órgãos responsáveis.

Uma medida adicional é desativar a conexão via rede 2G do celular, que é a utilizada pelos criminosos para o envio de SMS fraudulentos. Em alguns smartphones, essa opção pode ser encontrada no menu “Configurações”, dentro de “Redes Móveis”.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.