O Android 13 finalmente teve sua versão final anunciada na conferência anual Google I/O, jutamente com os novos smartphones Pixel 6A, Pixel 7 e 7 Pro. Abaixo vamos conhecer alguns dos novos recursos, além de saber um pouco mais sobre a disponibilidade.
- Google Pixel 6A chega com chipset Tensor e câmeras inferiores
- Google lança novo Google Wallet: uma carteira digital completa
Novidades do Android 13
Permissões para notificações
Ao usar um aplicativo recém instalado, o usuário vai encontrar uma mensagem perguntando se deseja ou não receber notificações do app. A função já é conhecida pelos usuários do iPhone, mas será novidade no Android 13.
Ícones temáticos
O Android 13 contará com quatro novos estilos temáticos baseados no design Material You, disponível também no Android 12. Agora, os ícones também ganharão o tom de cor de acordo com o tema da interface e do papel de parede escolhido pelo usuário previamente.
Novidades para tablets
Foram introduzidos novos recursos para ajudar as pessoas a realizar tarefas, como o toque na barra de ferramentas para visualizar a bandeja de aplicativos, o recurso de arrastar e soltar em aplicativos, bem como a visualização de dois apps lado a lado na tela dividida.
Nas próximas semanas, mais de 20 aplicativos do Google serão aprimorados para aproveitar ao máximo o espaço extra. YouTube Music, Google Maps e Mensagens devem utilizar os recursos exclusivos que as telas grandes proporcionam.
Leia também:
Economize bateria
Outra novidade é a tecnologia de suporte nativo do Áudio Bluetooth Low Energy (BLE), que deve consumir até 10% menos de bateria, em comparação aos sinais clássicos de transferência.
Novo API das fotos
A API do Photo Picker garante mais privacidade ao usuário. Com ela, os aplicativos do celular poderão acessar apenas as fotos e os vídeos selecionados, sem que a pessoa precise autorizar o acesso total a toda a galeria. Ou seja, será possível selecionar, um a um, quais arquivos serão compartilhados.
Unificação de sistemas
Com cada vez mais aparelhos compatíveis com o Android, o Google trabalha para tentar unificar as tecnologias compatíveis com os mais de três bilhões de dispositivos ativos mensais no mundo.
O telefone celular ainda é a forma mais popular do sistema, mas as pessoas já estão ligadas ao Android em TVs inteligentes, carros, relógios e outros acessórios.
Na prática, significaria que a pessoa pode começar a ver um filme pelo celular no trajeto para o trabalho e terminá-lo na TV de casa, à noite.
Esses recursos serão expandidos a novos parceiros e produtos, como o Chromebook e centrais de multimídia de carros, porém ainda sem uma revelação das empresas envolvidas.
Disponibilidade do Android 13
Até o momento, a versão para desenvolvedores do sistema operacional esta disponível apenas para os dispositivos da linha Pixel: Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL e Pixel 4.
Marcas como Asus, Lenovo, Nokia, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Tecno, Vivo, Xiaomi e ZTE também vão receber o sistema. Mais informações serão dadas posteriormente sobre disponibilidade do sistema.
Gostou das novidades no Google I/O 2022 sobre o Android 13? Diga para nós nos comentários abaixo.