A Ucrânia confirmou o uso de uma arma laser para derrubar drones inimigos. O sistema, chamado Tryzub (Tridente em ucraniano), tem alcance de aproximadamente 1,6 km.
Arma laser Ucrânia: detalhes sobre o Tryzub
Segundo o comandante das Forças Armadas de Sistemas Não Tripulados da Ucrânia, Vadym Sukharevskyi, a arma laser Tryzub já está em operação. Desenvolvido pelo setor de defesa ucraniano, o objetivo principal é neutralizar aeronaves russas, especialmente os drones kamikaze usados no conflito. Sukharevskyi havia mencionado brevemente a tecnologia no fim de 2024, afirmando seu funcionamento sem fornecer detalhes técnicos.
Embora informações específicas sobre o Tryzub sejam escassas, a possibilidade de sua existência é considerada plausível por especialistas. O uso crescente de drones por ambos os lados no conflito aumenta a necessidade de contramedidas eficazes. A Ucrânia, inclusive, deve implementar em breve um novo tipo de drone com explosivos de fragmentação aprimorados.
Patrick Senft, representante da Armament Research Devices, em entrevista à CNN em dezembro de 2024, considerou a existência do Tryzub factível. Ele apontou a possibilidade de adaptação de lasers de solda comerciais, combinados com outras tecnologias existentes. Essa tecnologia laser é similar ao sistema HELIOS dos EUA, testado em navios de guerra há quatro anos, e que também visa neutralizar drones.
A utilização de armas laser no campo de batalha representa um desenvolvimento significativo na tecnologia militar. A eficácia dessa tecnologia contra drones ainda necessita de maiores avaliações, mas já demonstra um avanço no desenvolvimento de armas de defesa antimísseis.
Leia também:
A proliferação de drones no conflito
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia demonstra um aumento significativo no uso de drones, tanto para ataques quanto para reconhecimento. Essa tendência exige o desenvolvimento de sistemas de defesa eficientes.
O desenvolvimento e a implementação de sistemas de defesa anti-drones, como o Tryzub, representam uma resposta a esta nova realidade de guerra. O aumento da sofisticação das tecnologias militares é uma constante.
A eficácia da arma laser ucraniana em diferentes cenários e condições ainda precisa ser avaliada a fundo. Outros países podem estar investindo em tecnologias similares.
A contínua evolução das tecnologias de defesa anti-aérea e a corrida armamentista são fatores cruciais para o futuro da guerra moderna. A situação atual demonstra a importância de inovação em tecnologia militar.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TecMundo