Celulares bloqueados estão proibidos no Reino Unido

Avatar de Redação
27/10/2020 às 21:00 | Atualizado há 4 anos
Ofcom do Reino Unido proíbe vendas de aparelhos bloqueados pela operadora a partir de dezembro de 2021

O Ofcon, órgão equivalente a Anatel no Brasil, anunciou hoje (27) que as operadoras de celular no Reino Unido serão proibidas de vender telefones celulares bloqueados em suas redes a partir de dezembro de 2021. O regulador deu a entender que a mudança é necessária para encorajar os usuários a mudar de rede conforme desejado. Isso, por sua vez, aumentará a concorrência e a prestação de serviços.

É uma prática comum para as operadoras bloquear dispositivos vendidos por meio de seus pontos de venda em sua rede, mas essa prática começou a diminuir, pois muitas operadoras, incluindo pesos pesados ​​como O2, Three, Sky Mobile e Virgin Mobile, já passaram a vender versões desbloqueadas de celulares. Mesmo aqueles que ainda praticam a prática como EE / BT, Vodafone e Tesco Mobile oferecem uma mistura de aparelhos bloqueados e desbloqueados.

O regulamento fará com que o Reino Unido fique em conformidade com os regulamentos da União Europeia de acordo com o Código Europeu de Comunicações Eletrônicas que seria anunciado em breve. Mesmo que o Reino Unido saia da UE em breve, o governo já havia se comprometido a cumprir os mesmos padrões da UE em telecomunicações móveis.

Além disso, o Ofcom decidiu agir de acordo com essa legislação por causa do processo defeituoso que é necessário para desbloquear um aparelho quando o contrato termina. Na maioria dos casos, os usuários são obrigados a esperar por um código de desbloqueio, o que geralmente leva um tempo para chegar. Mesmo quando o código finalmente chega, em alguns casos eles não funcionam. Ofcom observou que isso está impedindo os usuários de trocar de rede mesmo quando não obtêm os melhores serviços. Além disso, um estudo mostra que as redes geralmente não especificam no momento da compra se um aparelho está bloqueado em uma rede ou não. O usuário final só descobre depois que o negócio é fechado.

Esses motivos parecem superar o motivo que as operadoras alegam para bloquear os telefones em sua rede e isso incomoda a segurança. As operadoras acreditam que bloquear o telefone celular em uma rede pode reduzir a fraude e torna mais difícil para os ladrões venderem um aparelho roubado.

A Ofcom também divulgou que o novo regulamento entrará em vigor a partir de dezembro de 2021.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ