Celulares Samsung terão câmeras que captarão o invisível

Já pensou uma câmera que tira fotos de coisas que o olho humano não vê? É isso que a Samsung promete para um futuro próximo.
Avatar de André Luiz
02/01/2024 às 00:13 | Atualizado há 4 meses
As especificações da câmera Samsung Galaxy S21, S21 +, S21 Ultra vazaram

A Samsung, empresa que atualmente mais vende celulares ao redor do mundo, estão trabalhando para agregar mais Inteligência Artificial em seus futuros celulares, como na linha Galaxy S24, por exemplo. Mas pensando mais a frente, as câmeras dos celulares da empresa pretendem captar o invisível.

Segundo relatórios divulgados pelo Business Korea, a empresa está trabalhando arduamente em suas câmeras. Segundo eles, os sensores de câmera poderão capturar o invisível até 2027.

Capturando o invisível

A ideia de capturar o invisível pode parecer um conceito retirado de um livro de ficção científica. No entanto, segundo as fontes da Business Korea, a Samsung está seriamente focada em tornar essa ideia uma realidade. Embora não tenha sido especificado quais tipos de detalhes invisíveis poderiam ser capturados, temos uma ideia vaga do que esperar com base em smartphones anteriores.

Por exemplo, já vimos telefones com câmeras térmicas FLIR capazes de capturar energia térmica. Também vimos marcas como a HUAWEI oferecendo um sensor dedicado que ajuda a capturar fotos fluorescentes quando combinado com uma câmera convencional. Seria uma grande inovação se a Samsung conseguisse capturar informações invisíveis como essas por meio de um sensor de câmera convencional, em vez de depender de um sensor especializado.

Não foi esclarecido se essa tecnologia viria para sensores de câmera de smartphone em primeiro lugar. Portanto, é possível que esses futuros sensores de câmera se apliquem a outros segmentos, como os setores automotivo, médico e industrial.

Além disso, a Samsung também estabeleceu um objetivo de longo prazo para oferecer “sensores humanoides” que possam replicar os sentidos humanos. A empresa já expressou sua ambição de oferecer sensores de câmera com a resolução do olho humano (500 a 600MP).

Pensando no agora: 5 recursos “ocultos” nas câmeras Samsugn

Ainda não chegamos no tal invisível, mas se você tem um celular Samsung abaixo vamos dar cinco recursos ocultos que você pode encontrar em dispositivos Samsung Galaxy:

1. Sugestões de fotos para um melhor enquadramento

A Samsung oferece uma funcionalidade chamada “Sugestões de foto”, que usa a detecção de objetos de IA do seu telefone para sugerir onde posicionar melhor a câmera. Para ativar o recurso, abra o aplicativo da câmera, toque no ícone de configurações (engrenagem) e, em seguida, ative “Sugestões de foto”.

2. Linhas de grade são suas melhores amigas

As linhas de grade podem ser extremamente úteis para enquadrar e capturar fotos manualmente. Ao ativar a configuração dentro do aplicativo da câmera, o visor exibirá uma grade 3×3 fraca para ajudá-lo a posicionar seus assuntos corretamente.

3. Botão de obturador flutuante

O botão de obturador flutuante é um recurso que facilita a captura de fotos e vídeos. Você pode ativar o botão de obturador flutuante abrindo o aplicativo da câmera, tocando no ícone de configurações, depois em “Métodos de disparo”, e ativando o “Botão de obturador flutuante”.

4. Captura sem as mãos

A Samsung oferece uma opção para capturar fotos usando comandos de voz ou gestos de palma. Na configuração da câmera, toque em “Métodos de disparo” e, em seguida, ative “Comandos de voz”, “Mostrar palma” ou ambos.

5. A S Pen faz mais do que apenas tomar notas

A S Pen da Samsung não é apenas para tomar notas. Ela também funciona como um botão de obturador Bluetooth. Se você tem um dispositivo Samsung Galaxy Note ou um S23 Ultra, a S Pen, que é automaticamente pareada com o smartphone via Bluetooth de baixa energia, suporta uma série de gestos de captura de foto e vídeo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ