A Qualcomm costumava ter os chipsets de melhor desempenho para Android, ela ainda lidera, porém a Mediatek com a linha Dimensity 9000 vem encostando em desempenho. É o que mostram as novas tabelas de desempenho no mês de março do Antuttu.
10 melhores smartphones do mundo
Começando pelos smartphones tops de linha e mais caros, os celulares com o chipset Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm ocupam as 3 primeiras posições: Red Magic 7 Pro, iQOO 9 (a versão chinesa) e iQOO 9 Pro.
No entanto, o chipset Dimensity 9000 da MediaTek está batendo na porta. O Redmi K50 Pro está em quarto lugar (globalmente se chama Poco F4) e o Oppo X5 Pro que também tem esse processador está em sexto. O resto do Top 10 são dispositivos Snapdragon 8 Gen 1, mas o Dimensity está há apenas poucos pontos atrás dos modelos com Qualcomm.
- 10 smartphones mais poderosos em dezembro, vejam lista
- Xiaomi lidera lista de topos de linha e de intermediários mais potentes
- 10 smartphones mais poderosos do mundo em maio de 2020
A equipe do AnTuTu atribui a pontuação do Red Magic ao seu resfriamento superior – é um telefone gamer com ventilador embutido – o que permitiu que o chipset mantivesse suas frequências altas. Os iQOOs também são telefones gamers e, embora não tenham fãs, seu resfriamento é mais difícil do que na maioria dos telefones.
Quanto aos dois modelos Dimensity 9000, o AnTuTu escreve que a Oppo usa uma configuração mais conservadora, que manteve o desempenho do Find X5 Pro ligeiramente atrás do Redmi. O K50 Pro não entrou automaticamente no modo de desempenho durante o teste, que foi o que o impediu de cruzar a marca de 1 milhão.
Chipset Mediatek tem melhor processador, mas perde na GPU
A luta Snapdragon 8 Gen 1 vs. Dimensity 9000 não é unilateral. O chip MediaTek ficou à frente no desempenho da CPU, mas sua GPU Mali-G710 MC10 ficou ligeiramente atrás da Adreno 730 do chip da Qualcomm. Isso não é surpresa, a Adreno tem sido a GPU mais eficiente para Android há anos.
Smartphones intermediários premium
Passando para uma categoria abaixo, os chamados intermediários premiums, que na China custam entre NY 2.000 (~ R$ 1.446), e chegam com um Snapdragon 888 ou um chip dimensity high-end. O Moto Edge S30 (Snapdragon 888+) e o Realme GT 5G (Snapdragon 888) são o primeiro e o segundo. Um modelo um pouco mais antigo, o Realme GT Neo2T (com o Dimensity 1200), está em terceiro. O Redmi Note 10 Pro (para a China, Dimensity 1100) e Realme Q3s (Snapdragon 778G) estão em quarto e quinto.
Via Gsmarena