App DuckDuckGo evita que apps rastreiem usuários no Android

Navegador evita que propagandas de apps rastreiem o que você faz na internet
Avatar de André Luiz
22/11/2021 às 09:23 | Atualizado há 2 anos
App DuckDuckGo evita que apps rastreiem usuários no Android 1

Uma nova ferramenta do DuckDuckGo visa evitar que aplicativos rastreiem usuários do Android, de acordo com o Wired. A ferramenta, chamada App Tracking Protection, é essencialmente uma versão do recurso de “Transparência de rastreamento de Apps” da Apple, que dá aos usuários a opção de cancelar o rastreamento de dados nos aplicativos.

No entanto, a ferramenta do DuckDuckGo não foi lançada como parte de uma atualização para todos os smartphones Android, nem está disponível como um download separado – é integrada ao aplicativo de navegador focado na privacidade do DuckDuckGo. Em um post em seu blog, a empresa afirma que a ferramenta irá bloquear “rastreadores que ela identifica em outros aplicativos de empresas terceirizadas”.

Depois que a Proteção contra rastreamento de aplicativos estiver ativada, ela será executada em segundo plano enquanto você usa o telefone. A ferramenta reconhece quando um aplicativo está prestes a enviar dados a um rastreador de terceiros e, então, impede que o aplicativo obtenha suas informações.

App DuckDuckGo evita que apps rastreiem usuários no Android 3

O DuckDuckGo diz que está “trabalhando continuamente para identificar e proteger contra novos rastreadores”, o que significa que seus dados devem ser mantidos longe de qualquer novo rastreador que apareça. No aplicativo DuckDuckGo, você também deve ser capaz de ter uma visão em tempo real dos rastreadores que a ferramenta bloqueou, junto com para onde seus dados estariam indo.

A empresa afirma que, embora sua ferramenta App Tracking Protection não seja uma rede privada virtual (VPN), seu dispositivo se comportará como se fosse uma. “Isso ocorre porque o App Tracking Protection usa uma ‘conexão VPN’ local, o que significa que ele funciona perfeitamente no seu smartphone”, explica DuckDuckGo em seu post. “No entanto, o App Tracking Protection é diferente das VPNs porque nunca roteia os dados do aplicativo por meio de um servidor externo.”

Mais de 96 por cento dos aplicativos Android gratuitos mais populares têm rastreadores de terceiro

Durante a realização de seu próprio teste, DuckDuckGo descobriu que mais de 96 por cento de alguns dos aplicativos Android gratuitos mais populares têm rastreadores de terceiros que a maioria dos usuários desconhece. A empresa também descobriu que 87% desses aplicativos enviam dados do usuário para o Google, enquanto 68% enviam dados para o Facebook.

Como usar e ativar o recurso

No momento, a ferramenta está em beta, mas você pode entrar na lista de espera privada (não será necessário inserir nenhuma informação pessoal para fazer isso). Para se inscrever, baixe DuckDuckGo do loja de aplicativos do Google e abra o aplicativo. Clique em “Configurações” seguido de “Proteção contra rastreamento de aplicativos” na “Seção de privacidade”. A partir daí, escolha “Entrar na lista de espera privada”. DuckDuckGo diz que está introduzindo o recurso gradualmente para mais pessoas a cada semana.

Conforme apontado pelo Wired, o DuckDuckGo obviamente não tem o poder de alterar a configuração interna de dispositivos Android como o Google, o que significa que a ferramenta de DuckDuckGo não é o equivalente ao recurso da Apple, já que só funciona no navegador deles.

Em resposta à ferramenta de rastreamento da Apple, o Google começou a torná-lo mais difícil para os aplicativos coletarem dados sobre os usuários, restringindo-os de acessar os IDs de publicidade dos usuários após terem optado por não rastrear. As políticas mais flexíveis do Android podem ser mais amigáveis ​​aos aplicativos, mas suas proteções de privacidade embutidas ainda ficam aquém das da Apple.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ