Elon Musk e a Ketamina Prescrita: Por que isso é bom para os investidores da Tesla?

Avatar de André Luiz
19/03/2024 às 09:52 | Atualizado há 1 mês
ELon Musk Ketamina

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Twitter, confirmou seu uso de cetamina, um analgésico usado para tratar a depressão e controlar a dor. Esse fato tem gerado discussões sobre o impacto de suas ações pessoais no valor das ações da Tesla e na percepção dos investidores. A escolha de morar em uma casa minimalista, construída pela Boxabl, de apenas 37m² dentro das instalações de teste da SpaceX no Texas, reflete a abordagem única de Musk não apenas à vida pessoal, mas também à liderança em suas empresas, podendo influenciar a visão de investidores em relação ao estoque da Tesla.

O que é Ketamina e Por Que Elon Musk Está Usando?

A ketamina, um anestésico com efeitos psicodélicos, vem sendo utilizada por Elon Musk para tratar seu estado de depressão. Esta substância, que pode ser prescrita legalmente por um médico, é conhecida por suas propriedades dissociativas, capazes de provocar desligamento do próprio corpo, alucinações e amnésia. Musk afirma consumir uma pequena dose de ketamina a cada duas semanas, acreditando ser benéfico para sua saúde mental e, consequentemente, para os investidores de suas empresas.

  • Uso prescrito e impactos na saúde mental:
    • Musk usa ketamina para gerenciar um “estado negativo de mente” ou “desequilíbrio químico”, conforme prescrito por um médico.
    • Acredita-se que o uso moderado, como o de Musk, pode ajudar no tratamento da depressão, sem afetar negativamente seu desempenho nas empresas.
  • Preocupações e segurança:
    • Embora o uso prolongado de ketamina possa afetar a personalidade e o processo cognitivo, levando a comportamentos impulsivos, Musk assegura que seu consumo é cuidadosamente monitorado e não abusivo.
    • A ANVISA autoriza o uso de ketamina para tratamento de depressão, reforçando a legalidade e potencial terapêutico da substância.

Esta abordagem de Musk em relação à sua saúde mental destaca a importância do bem-estar para a liderança eficaz, sugerindo que cuidar da saúde mental pode ser tão crucial para o sucesso de um líder quanto suas habilidades empresariais.

Impacto nos Negócios e Perspectiva dos Investidores

O uso de drogas por Elon Musk, incluindo LSD e cetamina, levantou preocupações entre executivos e investidores de suas empresas, como Tesla e SpaceX. Essas preocupações giram em torno de sua capacidade de gerenciar efetivamente suas empresas e manter uma boa saúde. Além disso, episódios em que Musk aparentava estar sob a influência de drogas no trabalho impactaram negativamente suas empresas. Um exemplo notável foi quando ele fumou maconha no podcast de Joe Rogan, o que causou uma queda nas ações da Tesla . A NASA até conduziu uma revisão da cultura corporativa e dos protocolos de segurança da SpaceX após a aparição de Musk no podcast.

  • Impacto na Gestão e Contratos Governamentais:
    • A conduta de Musk levou a advertências para que ele não fosse visto “fumando ou bebendo álcool em público” novamente.
    • O uso de cetamina por Musk gerou preocupações entre executivos e membros do conselho da Tesla e SpaceX, podendo potencialmente violar políticas federais e afetar negativamente contratos governamentais.
  • Revisão de Cultura Corporativa e Protocolos de Segurança:
    • Musk concordou em se submeter a testes de drogas aleatórios por três anos pela NASA, sem vestígios de drogas ou álcool encontrados.
    • A conduta errática de Musk desde 2017 gerou medo entre os investidores, com alguns funcionários relatando que Musk conduziu reuniões e apresentações sob a influência de drogas.

Esses fatores destacam os riscos potenciais para os investidores devido ao comportamento de Musk, apesar do desempenho das ações da Tesla não ter sido afetado

Reações e Controvérsias no Mercado e na Mídia

As reações e controvérsias em torno das ações de Elon Musk têm gerado ampla discussão tanto no mercado quanto na mídia. A seguir, detalhamos alguns pontos chave:

  1. Preocupações com a Saúde e Gestão: A conduta de Musk gerou preocupações sobre sua saúde e capacidade de gerenciar suas empresas, levantando questões sobre a estabilidade de seu julgamento e liderança.
  2. Estratégia de Comunicação Questionada: Após o cancelamento de uma parceria exclusiva entre “The Don Lemon Show” e a plataforma social X (anteriormente Twitter), surgiram dúvidas sobre as decisões de comunicação de Musk. Além disso, sua participação em festas onde o uso de drogas é prevalente e a exigência de confidencialidade dos convidados adicionam uma camada de mistério e especulação sobre seu comportamento fora do ambiente de trabalho.
  3. Testes de Drogas e Discussões Internas: Apesar das preocupações, o advogado de Musk, Alex Spiro, afirma que ele passa por testes de drogas aleatórios e nunca falhou em nenhum. No entanto, houve conversas informais entre os diretores sobre o comportamento de Musk, embora nada tenha sido documentado ou discutido em reuniões formais.

Conclusão e Reflexões Futuras

Ao analisarmos o impacto do comportamento pessoal de Elon Musk sobre suas empresas e, em particular, sobre os investidores da Tesla, fica evidente a complexidade das relações entre liderança, saúde mental e desempenho empresarial. A abordagem inovadora e, às vezes, controversa de Musk, incluindo o uso prescrito de ketamina para gerenciar sua saúde mental, tem despertado tanto preocupações quanto admiração. Isso destaca a importância de considerar o bem-estar dos líderes como um componente crítico para a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo das empresas, algo que os investidores e o mercado devem continuar observando atentamente.

Considerando as amplas discussões sobre a saúde de Musk e as práticas de gestão na Tesla e na SpaceX, é fundamental reconhecer como esses fatores influenciam a percepção dos investidores e a valorização da empresa no mercado. Encoraja-se, portanto, a prossecução de um diálogo aberto e de práticas empresariais transparentes, além da consideração de futuras pesquisas e ações voltadas ao equilíbrio entre a liderança inovadora e a responsabilidade pessoal e corporativa. A jornada de Musk serve como um lembrete valioso de que o sucesso empresarial e o bem-estar pessoal estão intrinsecamente ligados, ambos essenciais para o crescimento sustentável e para a confiança dos investidores num mundo empresarial cada vez mais exigente e observado.

1. O que significa Yellow Musk?
Yellow Musk não é uma expressão comum e parece ser um erro de interpretação. No entanto, Elon Musk é um renomado empresário nascido na África do Sul, que também possui cidadania canadense e americana. Ele é famoso por fundar e liderar várias empresas inovadoras, incluindo SpaceX, Tesla, Hyperloop, Neuralink, Starlink, The Boring Company e SolarCity. Além disso, ele foi um dos fundadores do PayPal. Atualmente, Elon Musk é considerado um dos indivíduos mais ricos do planeta.

2. Qual é a formação acadêmica de Elon Musk?
Elon Musk é formado pela Universidade da Pensilvânia, onde estudou física e economia, concluindo ambos os cursos com honras em 1997. Ele também iniciou um doutorado em física aplicada na mesma universidade, mas abandonou o programa para se dedicar ao empreendedorismo e à sua carreira empresarial.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ