▲
- Um estudo científico demonstrou que sorrir para gatos, piscando lentamente, melhora a comunicação entre humanos e felinos.
- Você pode aplicar essa técnica para entender melhor seu gato e aumentar a conexão entre vocês.
- A técnica de piscadas lentas pode tornar os gatos mais receptivos e facilitar o diálogo entre você e seu pet.
- Essa descoberta também ajuda a entender como os gatos se comportam em situações estressantes, como visitas ao veterinário.
Gatos têm fama de serem independentes e até um pouco distantes, mas se você e seu felino não estão se entendendo, talvez o problema seja a linguagem. Um estudo de 2020 revelou que existe uma técnica simples para melhorar a comunicação: sorrir para eles. Não do jeito humano, mostrando os dentes, mas como os gatos fazem, estreitando os olhos e piscando lentamente.
Como os gatos interpretam o “sorriso”
Pesquisadores observaram interações entre gatos e humanos e confirmaram que essa expressão facial faz com que os felinos — tanto os conhecidos quanto os estranhos — se aproximem e fiquem mais receptivos. Karen McComb, psicóloga da Universidade de Sussex, explicou que muitos donos de gatos já suspeitavam disso, mas agora há evidências científicas.
Se você convive com gatos, já deve ter notado esse comportamento: olhos semicerrados acompanhados de piscadas lentas. É semelhante ao que acontece quando humanos sorriem e geralmente ocorre quando o animal está relaxado e contente. Essa expressão é interpretada como um tipo de “sorriso felino”.
Os experimentos que comprovaram a técnica
No primeiro experimento, 21 gatos de 14 famílias foram observados enquanto seus donos piscavam lentamente para eles. Os resultados mostraram que os felinos tendem a responder da mesma forma quando os humanos usam essa expressão. No segundo teste, pesquisadores que não tinham contato prévio com os animais repetiram o processo e notaram que os gatos não apenas piscavam de volta, mas também se aproximavam mais.
Essa pesquisa é a primeira a investigar experimentalmente o papel da piscada lenta na comunicação entre gatos e humanos. A técnica pode ser testada em casa ou até com gatos desconhecidos na rua. Basta estreitar os olhos como se estivesse sorrindo e depois fechá-los por alguns segundos. Os gatos costumam responder da mesma maneira, criando uma espécie de diálogo.
Leia também:
O que mais a ciência sabe sobre gatos
Embora os cães sejam mais expressivos, os gatos estão mais sintonizados com seus humanos do que se imaginava. Eles respondem a pessoas receptivas, imitam traços de personalidade dos donos e até reconhecem quando estão tristes. Além disso, são capazes de identificar seus nomes — mesmo que ignorem a maioria das vezes.
Não se sabe ao certo por que os gatos desenvolveram esse comportamento. Uma teoria é que seja uma forma de sinalizar intenções pacíficas, já que encarar fixamente pode ser interpretado como ameaça. Outra possibilidade é que tenham aprendido que humanos respondem bem a essa expressão.
Seja qual for o motivo, a técnica funciona e pode fortalecer o vínculo entre humanos e gatos. Esse conhecimento é útil não apenas em casa, mas também em situações estressantes, como consultas veterinárias ou abrigos. Como disse a psicóloga Tasmin Humphrey, entender como os gatos interagem positivamente com humanos pode melhorar seu bem-estar e revelar mais sobre suas habilidades sociais.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Science Alert