Famoso site de câmeras diz que Galaxy Z Fold5 tem câmera pior que iPhone 14, Xiaomi 12T Pro e outros

Teste realizado pelo site DXOMARK encontrou algumas inconsistências nos resultados do Galaxy Z Fold5, tanto para fotos como para vídeos.
Avatar de Nalbert Gomes
30/08/2023 às 21:34 | Atualizado há 10 meses
Famoso site de câmeras diz que Galaxy Z Fold5 tem câmera pior que iPhone 14, Xiaomi 12T Pro e outros 1

O Galaxy Z Fold5 é o celular dobrável topo de linha da Samsung. Ele se destaca por seu processador potente e muitas especificações exclusivas. Porém, o desempenho das câmeras não agradou os avaliadores do DXOMARK, que publicaram hoje (30) seus testes. .

Leiam também: Review Galaxy Z Flip5 é o melhor dobrável da Samsung

Galaxy Z Fold 5 decepciona em testes de câmeras

Os avaliadores do DXOMARK deram 128 pontos para o Galaxy Z Fold5. Essa pontuação coloca o modelo no 43º lugar no ranking global do site, o mais famoso e respeitado do mundo nesse nicho.

Comparado a rivais como Google Pixel Fold, que apresentou uma pontuação de 133 pontos, o Galaxy Z Fold5 fica bem abaixo.

Além deles, ele também perde para opções mais antigas, como o Google Pixel 6 Pro e Xiaomi 12T Pro, além de modelos mais recentes como o próprio iPhone 14 e seu “irmão” mais barato Galaxy S23 Ultra.

Lembrando que o Galaxy Z Fold5 foi lançado justamente com o objetivo de vencer as criticas que a fabricante teria parado no tempo com suas câmeras quando se trata de modelos dobráveis. A Samsung não tem usado os conjuntos mais modernos de câmeras de sua linha S nos dobráveis, mesmo sendo eles mais caros.

O Z Fold5 possui uma lente principal com sensor de 50 MP com estabilização óptica de imagem (OIS), uma lente-grande angular com sensor de 12 MP e uma lente teleobjetiva com sensor de 10 MP e zoom óptico de 3x.

Os avaliadores elogiaram o alcance dinâmico e a boa exposição da câmera principal do Galaxy Z Fold 5. Nos testes, também ficou evidente que a renderização de cores não decepciona em fotos e vídeos.

Nas gravações, os clipes apresentam bom nível de detalhes e transições suaves ao alternar o nível de exposição em cenas de alto contraste.

Porém, infelizmente o ruído da imagem é intrusivo, tanto nas fotos como nos vídeos. Ao tirar fotos a luz do dia, o sensor pode apresentar instabilidade em seu balanço de branco. Em cenas escuras, ele apresenta falhas no foco automático e na fusão de elementos.

Muitas das falhas, parecem estar atreladas ao software em si, sendo possível ajustar por simples atualizações. Vamos ver mais detalhadamente, o resultado de cada um dos testes abaixo.

Testes de imagem

galaxy z fold 5 testes
(Imagem: DxOMark)

Ao capturar fotos com pouca luz, o Galaxy Z Fold5 apresentou boa exposição na maioria das fotos. O equilíbrio de branco e as cores se mostraram neutras e agradáveis, de acordo com os próprios avaliadores.

Porém, os níveis de ruído foram mais altos, do que em outros celulares dobráveis, e em baixa luz não é incomum que ocorra subexposição e dificuldades de foco automático.

Devido a lente teleobjetiva, do próprio Galaxy Z Fold 5, o dispositivo consegue registrar fotos com detalhes mesmo com Zoom.

Os avaliadores atestaram que o Galaxy Z Fold 5 possui um bom alcance dinâmico, mas em lugares retroiluminados que podem ser mais complexos para o dispositivo, o estouro de luz foi claramente notável.

galaxy z fold 5
(Imagem: DxOMark)

Falando no modo retrato, o Galaxy Z Fold 5 teve um bom resultado em testes de desempenho de bokeh, com isolamento correto do modelo. Ele também apresentou boa exposição e tons de pele fiéis.

Os avaliadores, mostraram que o gradiente de desfoque em primeiro plano e plano de fundo criou um efeito que chega bem perto do que teria com uma DSLR.

Testes de vídeo

Vídeos capturados com o Galaxy Z Fold 5 mostraram boa exposição e amplo alcance dinâmico em ambientes externos.

A renderização de cores costuma ser agradável em todas as condições de luz, mas em ambientes escuros, alguns tons de pele podem não ser reproduzidos corretamente.

O Galaxy Z Fold 5 está disponível no Brasil com preços a partir de R$ 13.799, oferecendo diversas especificações exclusivas, mas como vimos pode não alegrar a todas as pessoas. Agora diga para nós, gostou dos resultados no teste? Acha que é possível desconsiderar as falhas? Diga para nós nos comentários abaixo.

Galaxy Z Fold 5 – Ficha Técnica

  • Tela principal (quando aberto): Dynamic AMOLED 2X de 7,6 polegadas com proporção 23:9, taxa de atualização de 120 Hz e resolução 2.176 x 1.812 pixels
  • Tela externa: Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas, taxa de atualização de 120 Hz e resolução 2.316 x 904 pixels
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
  • RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmeras traseiras:
    • Sensor principal: 50 MP (OIS, f/1.8)
    • Sensor ultrawide: 12 MP (f/2.2)
    • Sensor terciário: Lente teleobjetiva com sensor de 10 MP (OIS, zoom óptico de 3x)
  • Câmeras de selfie:
    • Frontal externa: de 10 MP (f/2.2)
    • Câmera frontal interna: sob a tela de 4 MP
  • Conexões: 5G, certificação IPX8, S Pen, Bluetooth 5.3, NFC e Wi-Fi 6E
  • Bateria: 4.400 mAh com carregamento de 25W
  • Sistema: Android 13 com One UI 5.1.1
  • Dimensões: 154,9 x 129,9 x 6.1 mm
  • Peso: 253 gramas
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ