Google anuncia tela autônoma para reuniões, com chip Google e Intel

Dispositivo é capaz de fazer reuniões no Google Meet e também no Webex da Cisco, mas não é compatível com o Zoom
Avatar de André Luiz
08/09/2021 às 17:13 | Atualizado há 3 anos
Google anuncia tela autônoma para reuniões, com chip Google e Intel 1

Junto do anúncio das novidades no Gmail, o Google anunciou hoje também dois novos produtos focados em reuniões no Google Meet. O Series One Desk 27 e o Series One Board 65. Ambos são fabricados pela Avocor,  mas fazem parte do programa Series One, onde o Google lança especificamente dispositivos que são personalizados para o Gooogle Meet e outros apps de reuniões em geral. Eles ainda incluem um chip Google Edge TPU personalizado, além de um Intel Core i5.

Series One Desk 27 faz reuniões sem precisar de PC e também vira monitor

Como o próprio nome indica, o Series One Desk 27 é uma tela de 27 polegadas que tem alto-falantes personalizados, microfones, uma câmera e uma tela sensível ao toque. Além de usá-lo como um dispositivo autônomo de videoconferência, o Desk 27 também pode ser usado como monitor de laptop. Ele tem um plug USB-C na parte traseira e quando você acoplar, seu laptop pode usar ele para chamadas de vídeo e aproveitar o carregamento USB-C de 45W.

Google anuncia tela autônoma para reuniões, com chip Google e Intel 4

Isso tudo soa como um sonho de trabalho de casa se tornando realidade, mas estes não são realmente dispositivos destinados aos consumidores. Em vez disso, o Google os imagina montados em paredes em pequenas salas de conferência ou sentados em mesas abertas em um escritório. E como praticamente todo o hardware focado na empresa, mesmo o modelo de 27 polegadas não é barato e chega custando US $ 1.999 (cerca de R$ 10.630).

Ao contrário da maioria dos hardwares focados em empresas, o Series One Desk 27 parece ser uma peça com a recente estética de hardware do Google. As curvas são suavizadas e a barra de som na parte inferior é coberta com tecido que parece natural colocado ao lado de um Google Home Mini.

Embora use o Chrome OS para alimentar seus recursos autônomos do Google Meet, o Desk 27 não pode realmente ser usado como um computador all-in-one tradicional. No entanto, há muita tecnologia impressionante para videoconferência incorporada — em comparação com um laptop típico, de qualquer maneira.

A câmera de 5 megapixels tem um campo de visão de 100 graus, tem zoom e um recurso para manter as pessoas em foco automaticamente, e também tem um obturador de privacidade. Existem oito microfones que usam o TPU e a IA do Google para se livrar do ruído ambiente.

O display em si é uma tela sensível ao toque e também pode ser usado com a caneta incluída como um quadro branco. É um display 1440p, 16:9 que ajusta automaticamente a cor e o brilho para condições de iluminação ambiente.

Ao lado desse hardware e de outros anúncios do Google Workspace,a empresa diz que tem uma parceria com a Cisco que deve significar que o hardware projetado para o Meet ou webex irá interoperar. Assim, o Series One Desk 27 será capaz de se conectar em chamadas webex e hardware específico do Webex deve ser capaz de entrar em reuniões no Google Meet. Quanto ao Zoom, não há nada a anunciar além do que está sentado ao lado das portas ethernet e HDMI do dispositivo: aquela porta USB-C que transforma o Desk 27 em um monitor externo.

Mesmo com seus alto-falantes especiais, microfones e câmera, é muito caro para os consumidores. Mas para as empresas que adotaram o Google Meet em toda a empresa, pode valer a pena dar uma olhada.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ