A conferência anual de desenvolvedores do Google, Google I/O, está programada paracomeçar nessa quarta-feira, 11 de maio, às 14h (horário de Brasília). Embora a conferência em si seja focada aos desenvolvedores, a conferência sem´re é relevante para um público mais amplo, com anúncios de hardware e software de produtos que devem ser lançados nos próximo ano.
- Como pesquisar algo no Google Acadêmico
- Google lança no Brasil cursos de tecnologia com certificado
- Como usar o Google Street View no PC e viajar no tempo
Ppoderemos ver uma série de anúncios de hardware durante a palestra. Há rumores sobre o primeiro relógio inteligente da gigante de buscas, o Pixel Watch, bem como uma versão intermediária para os smartphones Pixel 6 lançados no ano passado. É possível que também possamos ver um novo par de fones de ouvido sem fio, além de outras surpresas que podem aparecer
É provável que os anúncios de software se concentrem nos principais sistemas operacionais do Google, como o Android 13, a próxima versão principal que será lançada ainda este ano. Mas também são esperadas novidades no Wear OS e Android TV. A gama cada vez maior de serviços da empresa (pense no Google Maps ou Google Docs) também provavelmente receberão aprimoramentos.
Aqui está um resumo completo do que estamos esperando:
Google Pixel Watch: primeiro relógio inteligente da empresa
Rumores de que o Google está desenvolvendo seu próprio smartwatch são antigos, mas em 2022 ganhou mais força e poderá em fim se realizar. Houve vazamentos de especificações, vazamentos de design e um arquivo do Escritório de Patentes e Marcas dos EUA revelando o nome Pixel Watch.
Leia também:
Mais importante: um protótipo do smartwatch foi encontrado abandonado em um restaurante levando a uma enxurrada de fotos sendo postadas online.
O Google investiu pesado na compra da empresa Fitbit, esse dinheiro pode finalmente gerar um produto para tentar competir com o domínio da Apple no segmento
Pixel 6A: novo smartphone intermediário
Nos últimos três anos, o Google tem acompanhado cada um de seus principais smartphones Pixel com uma versão mais acessível com especificações inferiores. Este ano é a vez do Pixel 6, mas rumores sugerem que o Pixel 6A pode ser um pouco diferente dos aparelhos anteriores da série A.
Enquanto o Pixel 4A e 5A tinham recursos de câmera semelhantes a linha principal mas com processadores inferiores, relatórios indicam que o Pixel 6A será o contrário. Um relatório do 9to5Google sugeriu que ele tenha o mesmo processador Tensor que o Pixel 6, mas um sensor de câmera de 12 megapixels inferior ao sensor de 50 megapixels do Pixel 6.
Um anúncio no Google I/O viria um pouco mais cedo do que os modelos anteriores, normalmente lançados no mês de agosto.
Novos fones de ouvidos
Este rumor é menos certo, mas um vazamento recente de Jon Prosser sugeriu que o Google está se preparando para lançar um novo par de fones de ouvido sem fio chamado Pixel Buds Pro. Pouco se sabe sobre seus recursos e especificações, mas o uso da palavra “Pro” é normalmente usado para mostrar que eles suportam cancelamento de ruído ativo.
Atualmente, o Google vende apenas o Pixel Buds A-Series, que foram originalmente anunciados como uma contrapartida mais acessível para o Pixel Buds de segunda geração.
Novidades do Android 13
No lado do software, há o Android 13, a próxima versão do sistema operacional móvel do Google. Tecnicamente já foi lançado em versão beta — oferecendo pequenos vislumbres dos planos do Google para a atualização — mas não será até que a I/O tenha uma ideia completa da visão geral do Google para o Android 13.
Os temas personalizáveis do ano passado (chamados de Material You) parecem provavelmente se expandir para cobrir mais elementos de interface do usuário no sistema operacional, e o Google continua a restringir quais aspectos do sistema operacional os aplicativos Android têm acesso por padrão. Qualquer notícia sobre as principais novas iniciativas provavelmente surgirá durante a palestra do Google.
E quem sabe um smartphone dobrável, mas é pouco provável
O Android 13 não é a única grande atualização que o Google chegou ao seu sistema operacional móvel este ano. Há também o Android 12L, uma nova versão do SO otimizada para tablets e dispositivos dobráveis. Sabemos que será lançado em algum momento este ano e será enviado em dispositivos da Samsung, Lenovo e Microsoft. O Google I/O seria uma boa hora para a gigante de buscas oferecer detalhes mais concretos.
Esse novo software seria perfeito para lançar junto com um celuar/tablet dobrável. Há rumores de que o Google está trabalhando em um ou dois dispositivos dobráveis. Eles foram cogitados para o ano passado, mas, dada a falta de vazamentos recentemente, não parece ser um anúncio iminente.
Os smartphones dobráveis ainda são produtos de nicho fora da China, apesar da Samsung estar agora em sua terceira geração de dispositivos dobráveis.
Wear OS mais maduro e novidades no Android TV
Com o lançamento de seu próprio relógio inteligente, seria natural que o sistema Wear OS para smartwatches ganhe atenção durante a conferência.
A apresentação vem um ano depois que o Google anunciou que iria fundir sua plataforma com o Tizen da Samsung. (O software resultante passou a aparecer no Galaxy Watch 4.) E parece provável que o Google terá mais a acrescentar sobre como o desenvolvimento está indo.
Há também o seu software Android TV e Google TV, que são projetados para – adivinha? – TVs. E sabemos que eles têm algumas novidades chegando este ano porque um de seus gerentes de produto disse algo em janeiro.
O suporte para exercícios de fitness em casa é aparentemente algo que a empresa está interessada, além de oferecer controles domésticos mais inteligentes e serviços de videoconferência.
Muitas, muitas atualizações.
Longe de anúncios específicos de hardware e plataforma, uma palestra do Google I/O não estaria completa sem que a gigante de buscas anunciasse atualizações para um punhado de seus inúmeros aplicativos e serviços. No ano passado, por exemplo, vimos o recurso de pasta bloqueada anunciado para o Google Fotos, atualizações da visão de realidade aumentada do Google Maps e uma nova iniciativa de “tela inteligente” para seu software de produtividade de escritório que foi projetado para tornar seus vários serviços mais interconectados.
Dada a enorme amplitude das ofertas de software do Google, é difícil fazer previsões específicas sobre qual delas chamará atenção no palco este ano.
Algumas surpresas diferenciadas
Longe de anúncios de produtos mais típicos, o Google sempre tem algumas surpresas na manga no I/O. No ano passado, ele revelou um experimento chamado Project Starline, efetivamente uma cabine de bate-papo por vídeo projetada para criar a impressão de que você está sentado diretamente em frente a alguém que pode estar a centenas de quilômetros de distância.
Juntamente com outros projetos AR/VR que ouvimos falar (como o fone de ouvido de realidade aumentada Project Iris), ele ainda não é um produto real e pode não ser até 2024, no mínimo. Mas o Google está frequentemente interessado em mostrar esses tipos de projetos de P&D iniciais, e este ano é improvável que seja uma exceção.