Governo vai taxar qualquer compra feita no Aliexpress e Shopee, não importa qual

Governo diz mirar o combate ao contrabando de comerciantes com compras em lojas chinesas
Avatar de André Luiz
12/04/2023 às 12:25 | Atualizado há 1 ano
Governo vai taxar qualquer compra feita no Aliexpress e Shopee, não importa qual 1

Na última terça-feira, dia 11 de abril, o governo brasileiro informou que pretende taxar qualquer compra feita fora do Brasil, mesmo que o valor seja inferior a U$ 50. A medida impactará principalmente nas compras realizadas em sites como Aliexpress, Shopee, Amazon e outras semelhantes.

De acordo com o governo, a medida visa controlar o fluxo de produtos importados no país, além de combater a concorrência desleal com as empresas nacionais. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia, a taxação de compras realizadas no exterior já tem previsão na legislação brasileira, mas a fiscalização acabava não sendo realizada em compras com valores abaixo de U$ 50.

Com a nova medida, o governo pretende gerar uma receita de R$ 1,4 bilhão em 2021, e de R$ 2,3 bilhões em 2022. Ou seja, a taxação deve afetar diretamente as compras dos brasileiros e afetar a economia do país.

Impacto para pessoas de baixa renda

A medida, no entanto, afetará principalmente as pessoas de baixa renda que recorrem às compras realizadas em sites estrangeiros para adquirir produtos com preços bem inferiores aos vendidos no Brasil. Com a nova taxação, essas compras passarão a ter um aumento no valor final, o que pode afetar diretamente as finanças desses indivíduos.

Vale lembrar que muitos produtos importados são de uso diário, como roupas, calçados, eletrônicos e até mesmo medicamentos. Para pessoas que buscam economizar, as compras realizadas em sites estrangeiros são fundamentais.

A medida também pode afetar o comércio desses países, que possuem relações comerciais com o Brasil, já que muitos brasileiros recorrem a esses sites devido aos preços mais acessíveis, mas também devido à qualidade do produto oferecido.

Ou seja, a taxação de compras realizadas no exterior pode acabar afetando não só o orçamento dos brasileiros, mas também as relações comerciais com outros países.

O que fazer diante dessa situação?

Para os consumidores que realizam compras em sites estrangeiros com valores inferiores a U$50, a orientação é avaliar a necessidade real do produto antes de comprá-lo, já que agora esse produto passará a ter uma taxa. Outra opção é buscar alternativas nacionais que possuam um preço acessível e qualidade semelhante aos produtos importados.

Além disso, é importante lembrar que a compra de produtos em sites estrangeiros está sujeita a uma série de riscos, como extravio, atrasos na entrega e problemas com garantia.

Para aqueles que realizam compras em valores mais elevados, é importante contabilizar o valor da taxa antes da compra, para evitar surpresas na hora de receber o produto.

Enfim, a nova medida do governo brasileiro de taxar compras realizadas no exterior pode afetar diretamente a economia do país, além de ser prejudicial para as pessoas de baixa renda que buscam economizar em suas compras. Resta agora aguardar como essa medida será implementada e como os consumidores irão lidar com ela.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ