Huawei Mate Pro tem HarmonyOS e processador Qualcomm

Avatar de André Luiz
02/06/2021 às 09:47 | Atualizado há 3 anos
Huawei mate pro destaque

A Huawei anunciou um trio de novos tablets MatePad; um novo MatePad Pro de 12,6 polegadas, um MatePad Pro menor de 10,8 polegadas e um novo MatePad 11. Não só são os primeiros tablets da empresa executando seu próprio sistema operacional HarmonyOS, mas os matepad pro e matepad 11 menores usam chips Snapdragon produzidos pela Qualcomm em vez dos processadores Kirin projetados pela Huawei encontrados em seus dispositivos anteriores.

Tablets da Huawei possuem processadores Qualcomm

Entre essas mudanças de hardware e software, os tablets destacam os desafios que a gigante chinesa de tecnologia está passando. Ele está simultaneamente tentando se libertar do Android, que fora da China é dominado pelos aplicativos e serviços do Google que a Huawei não consegue pré-instalar em seus telefones. Mas eles também falam dos problemas que as sanções dos EUA estão causando para a produção de processadores Kirin daHuawei, forçando-a a obter chips da concorrente Qualcomm.

O MatePad Pro de 10,8 polegadas é equipado com um Snapdragon 870, enquanto o MatePad 11 de 10,95 polegadas é alimentado por um Snapdragon 865. O flagship MatePad Pro de 12,6 polegadas, entretanto, ainda está rodando o próprio processador Kirin 9000E da Huawei, e é o dispositivo sobre o qual a Huawei compartilhou mais informações.

Mas mais interessante do que os chips dentro é o software que esses novos tablets estão rodando.

São os primeiros com o sistema HarmonyOS

Do ponto de vista do usuário final, a “mudança” para o HarmonyOS fundamentalmente não traz de volta os aplicativos e serviços do Google que perderam os aplicativos e serviços do Google que tornaram os dispositivos recentes da Huawei tão difíceis de recomendar fora da China. A loja AppGallery da Huawei oferece uma gama crescente de aplicativos nativos e soluções alternativas para alguns outros, mas ainda está longe de ter o conjunto de aplicativos e serviços do Google pré-instalado em um dispositivo.

Há grandes questões em torno do HarmonyOS desde que uma investigação da Ars Technica  alegou que é, na verdade, um Android de código aberto modificado. Não posso falar com seu código subjacente, mas consegui baixar o APK oficial do WhatsApp para Android e instalá-lo no novo MatePad Pro como se estivesse usando um dispositivo Android, o que sugere que o Ars  está correto.

Huawei Mate Pro tem HarmonyOS e processador Qualcomm 5
Imagem/ reprodução: TheVerge

Com sua capa de teclado e caneta M-Pencil, o MatePad Pro do ano passado convidou comparações óbvias com o iPad Pro da Apple, e o modelo HarmonyOS deste ano embala em mais alguns recursos que lembram assustadoramente os tablets da Apple. Há um novo recurso freenote que permite que você use o M-Pencil para escrever em caixas de diálogo e ver sua caligrafia automaticamente transformada em texto digitado (um recurso que a Apple introduziu no ano passado) e a tela inicial do tablet agora inclui umadoca com seus aplicativos mais usados.

Mas com o MatePad Pro de 12,6 polegadas, a Huawei merece algum crédito por não imitar algumas das decisões de design menos populares da Apple. Sua webcam, por exemplo, é incorporada na moldura na borda longa da tela, por isso está no lugar certo para chamadas de conferência feitas no modo paisagem, ao contrário do iPad Pro. Ele também tem uma tela OLED vibrante de 1600 x 2560 com excelentes níveis pretos, enquanto a linha da Apple ainda está usando variações de painéis LCD.

Huawei Mate Pro tem HarmonyOS e processador Qualcomm 6
Imagem/ reprodução: TheVerge

A tecnologia de espelhamento de tela da Huawei também retorna com o novo MatePad Pro. Embora isso anteriormente permite espelhar a tela de um smartphone no tablet, agora você pode espelhar e interagir com a tela do tablet em laptops Huawei compatíveis.

O MatePad Pro de 12,6 polegadas tem uma bateria de 10.050mAh que a Huawei afirma poder reproduzir vídeo por 14 horas com uma única carga. Ele pode ser carregado rapidamente a até 40W com um cabo, 27W sem fio, e também oferece carregamento sem fio reverso a 10W. Arredondando as especificações, há três câmeras traseiras no tablet, quatro microfones, oito alto-falantes e compatibilidade Wi-Fi 6. A Huawei ainda não detalhou qualquer suporte 4G ou 5G para seus novos tablets.

Ao lado dos novos tablets, a Huawei também está anunciando uma segunda geração de sua caneta M-Pencil. A empresa diz que o novo estilete é mais preciso, tem latência de 9ms mais baixa, e também tem uma ponta transparente revestida de platina.

A Huawei ainda não confirmou os detalhes de preços ou lançamento de seus novos tablets, mas disse que lançará mais informações em breve.

Com informações: The Verge e PocketInk

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ