A Microsoft anunciou que o Edge está finalmente disponível para download no Linux. A versão do canal Dev do navegador baseado em Chromium é lançada para o sistema quase um ano após o anúncio oficial.
- Como exibir uma senha salva no Microsoft Edge
- Como trocar o Bing pelo Google no Edge como buscador padrão
- Como instalar extensões no Edge, do Chrome e da Microsoft
A gigante de Redmond diz que o lançamento suporta distribuições Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE. O navegador será atualizado semanalmente, assim como o canal Dev é construído em outras plataformas. A empresa também publicou instruções para o processo de instalação dos pacotes em várias distribuições usando suas ferramentas de gerenciamento de pacotes padrão, para os interessados. No entanto, a maneira mais fácil é baixar e instalar os pacotes .deb ou .rpm de o site do Insider aqui.
Quanto aos recursos, a empresa está “buscando fornecer uma experiência representativa para desenvolvedores que desejam construir e testar seus sites e aplicativos no Linux”. A versão prévia do Linux atualmente não apresenta muitos recursos voltados para o usuário, como suporte para entrar em contas da Microsoft – o que significa que não haverá recursos de sincronização. No entanto, a empresa promete lançar esses recursos com uma atualização futura.
Considerando que o lançamento ainda está em desenvolvimento inicial, a empresa avisa que haverá muitos “bugs e comportamentos inesperados” e pede aos desenvolvedores que enviem feedback pelo navegador. Por último, a empresa também está aceitando inscrições para o Programa de recompensas Microsoft Edge no Linux para pesquisadores de segurança.
Com a adição de suporte para Linux, a oferta das empresas de Redmond está agora presente em todas as plataformas que suportam Chromium.