Com o evento da MWC 2023 acontecendo, a Xiaomi aproveitou para anunciar diversas novidades que a empresa estava preparando, o que incluiu o MIUI 14 com Android 13 que todos os fãs da marca esperavam. A lista de celulares que vão receber a atualização incluiu até mesmo celulares mais “antigos” da empresa.
- Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro são anunciados em sua versão global
- Samsung e Xiaomi crescem na América Latina, Motorola cai
MIUI 14 e Android 13 são confirmados em 18 celulares da Xiaomi
O que muitos aguardavam esta para se tornar uma realidade, com o MIUI 14 e Android 13 chegando para os dispositivos da gigante chinesa, mas que abrange um número de celulares ainda maior que esperávamos.
A empresa fez o anúncio no evento da MWC, onde revelou o lançamento de seus topos de linha para o mercado mundial e, de quebra, revelou que 18 modelos da marca iriam receber o novo Android 13 nos próximos dias. Ao que tudo indica, outros dispositivos devem receber o novo sistema modificado da Xiaomi, onde apenas os modelos da série 12 da empresa contavam com a atualização.
Ainda que possa demorar a chegar em outros dispositivos, os aparelhos que receberão a atualização para o MIUI 14 e Android 13 são aqueles mais atuais da marca. Isso não seria nenhuma novidade se não fosse pelo histórico da empresa em oferecer suporte para alguns dispositivos da sua marca mais antigos.
- Motorola Edge 30 Ultra ganha Android 13 no Brasil, veja como atualizar
- Samsung atualiza mais de 50 celulares para o Android 13
- Samsung revela celulares que vão receber Android 13
Sendo assim, confira a lista completa de dispositivos que devem receber as atualizações nos próximos dias:
- Xiaomi 12T Pro
- Xiaomi 12T
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12
- Xiaomi 12X
- Xiaomi 12 Lite
- Xiaomi 11T Pro
- Xiaomi 11T
- Xiaomi Mi 11 Ultra
- Xiaomi Mi 11i
- Xiaomi Mi 11
- Xiaomi 11 Lite 5G NE
- Xiaomi Mi 11 Lite 5G
- Xiaomi Mi 11 Lite
- Xiaomi Redmi Note 11 Pro+ 5G
- Xiaomi Redmi Note 10 Pro
- Xiaomi Redmi Note 10
- Xiaomi Redmi 10 5G
A versão mais recente do MIUI 14 possui novos ajustes
Quando o novo sistema fora revelado para chegar nos modelos da marca chinesa, uma interface para os usuários da marca foi anunciado que estava em seu modo experimental, mas como se tratava de um beta apenas os dispositivos da série 11 e, mais tarde, a série 12 poderiam utilizar a interface em seu estado inicial.
O Android 13 em si não é nenhuma novidade, já que o mesmo fez presença nos dispositivos Pixel Phone ainda em agosto de 2022. Um tempo depois, os celulares da marca coreana Samsung, também receberam a sua versão do sistema operacional do Google.
Agora que a Xiaomi está com o Android 13, o MIUI 14 conta com novos ajustes que podem ser mais atrativos para quem gosta de mudanças em sistemas da marca. Uma das principais melhorias que o novo sistema trará consigo é um desempenho superior, uma vez que o mesmo possui uma compressão automática de aplicativos que não estão sendo usados, para otimizar o uso de bateria e de memória do dispositivo.
A tela inicial dos celular com a nova atualização possuirão mais liberdade, onde os usuários conseguirão organizar os aplicativos e widgets como bem entender. Será possível criar pastas com ícones maiores dando um destaque merecido para os aplicativos que julgar importante.
Há também a possibilidade de restringir a gravação de áudio quando no modo de navegação anônima no MIUI 14, assim como também possuirá widgets aprimorados, processamento de texto no dispositivo, entre outras novidades.
Esperamos que o novo MIUI 14 da empresa chinesa possa trazer diversas outras novidades, além de entregar mais estabilidades para o sistema dos dispositivos inclusos no update. Aguardaremos os lançamentos futuros da empresa para saber quais os outros dispositivos podem receber a nova atualização, mas pode levar alguns meses até que um update esteja disponível.
Para mais informações sobre a Xiaomi, acesse os links recomendados no começo desse artigo.
Com informações: 9to5google.