Netflix bloqueia compartilhamento de senhas no Brasil

Depois de muito burburinho, a Netflix iniciou a polêmica decisão de bloquear o compartilhamento de contas
Avatar de Nalbert Gomes
24/05/2023 às 11:59 | Atualizado há 11 meses
netflix compartilhamento

Nessa terça feira (23), a Netflix enviou um e-mail para diversos usuários brasileiros que compartilham suas contas com pessoas que moram fora de sua residência. O informativo é o início do bloqueio de compartilhamento de senhas, anunciado no final de 2022. Vamos ver sobre ele abaixo.

Netflix proíbe compartilhamento de senhas

netflix compartilhamento informativo
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

A Netflix deixou claro que é possível adicionar um assinante extra pelo valor adicional de R$ 12,90.

“Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam. Além disso, podem aproveitar as vantagens dos novos recursos como ‘Transferir um Perfil’ e ‘Gerenciar Acesso e Aparelhos”, explicou a plataforma em um comunicado.

A princípio, os donos da conta não serão cobrados caso haja tentativas de acesso externas. Porém, é comum que com o tempo a cobrança extra seja recorrente, quando identificado

Segundo o que foi anunciado anteriormente, para fazer a checagem de compartilhamento de contas, a Netflix usará informações como o endereço IP, ID de aparelhos e atividade da conta para determinar qual a principal localização do usuário.

netflix compartilhamento senhas
(Imagem: Netflix)

Conectar ao Wi-Fi principal a cada 31 dias nos dispositivos irá marcá-los como dispositivos confiáveis, que a Netflix manterá desbloqueados. Caso um dispositivo tenha sido bloqueado incorretamente, será necessário contatar a Netflix para desbloqueá-lo.

Em caso de viagens, os usuários poderão requisitar um código temporário ao fazer o login. Isso dará a eles acesso a sua conta, nesse novo local, por sete dias consecutivos. A quantidade de aparelhos que podem ser conectados a uma mesma conta varia conforme o plano do usuário.

Mais de 100 milhões de pessoas utilizam os serviços da Netflix com contas de terceiros. A empresa já se prepara para enfrentar a rejeição de boa parte dos consumidores. Ted Sarandos alertou investidores no início de dezembro: “Não se engane, não acho que os consumidores vão adorar logo de cara”.

Vamos ver abaixo algumas perguntas frequentes que podem surgir devido a essa atitude polêmica.

Perguntas Frequentes

O que fazer para não ser cobrado?

Netflix
(Imagem: Netflix)

No Brasil, ainda não se sabe como a empresa vai notificar os usuários que compartilham senha. No entanto, em países onde a medida já estava valendo, a Netflix recomenda verificar os acessos fora de sua residência e encerrar as sessões, caso o assinante não aceite ser cobrado pela taxa extra.

Para isso, é possível definir uma residência nas configurações do serviço de streaming através de uma smart TV.

Outra opção é entrar na plataforma pelo computador e acessar a opção “Gerenciar acesso e aparelhos”. Nesta aba, o cliente pode verificar todos os acessos feitos com sua conta, dentro e fora da residência, e encerrar as sessões indevidas.

A Netflix também permite a transferência de perfil, onde o usuário pode levar seu perfil para uma outra assinatura sem perder informações como histórico, lista e recomendações personalizadas.

Isso é só no Brasil?

Usuários de 103 países receberam e-mails da Netflix com novas informações sobre o compartilhamento indevido de senhas. Entre as nações, estão Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Singapura, México e Brasil.

Os números variam de acordo com o país. Nos EUA, por exemplo, o valor da taxa é de US$ 8 mensais.

A monetização dos acessos indevidos já era avaliada pela Netflix desde 2019, mas foi a partir de 2022 que novos recursos foram testados para coibir os acessos.

Por que cobrar?

Em fevereiro de 2023, em uma postagem do blog da Netflix a diretora de inovação Chengyi Long esclareceu que a prática estaria prejudicando a criação de novas produções na plataforma.

“Hoje, mais de 100 milhões de residências compartilham contas o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade”, informou a diretora.

A Netflix conta com uma cadeia de produções originais realizadas em todo o mundo. Porém, a empresa tem visto o número de assinaturas cair desde 2019.

De acordo com dados do Wall Street Journal publicados em dezembro de 2022, apenas nos EUA e Canadá houve uma baixa de 1,3 milhão de assinantes, sendo um milhão no restante do mundo.

Agora diga para nós, o que você achou da decisão? Diga para nós nos comentários abaixo.

Fonte: Netflix blog

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ