- CNH Digital: como tirar pela internet facilmente [PC e celular]
- Afinal, conta Nubank é conta corrente ou poupança?
O que muda na nova CNH?
A nova CNH que entrou em vigor na última quarta (1), possui mudanças para a nova versão física e a que o usuário pode acessar pelo aplicativo. As principais mudanças do documento que se destaca, são as gráficas e visuais e têm a intenção de dificultar a falsificação e atender aos requisitos internacionais de identificação. O documento vai passar a usar tinta fluorescente que fará com que o documento impresso brilhe no escuro e tenha partes visíveis apenas com o uso de luz ultravioleta. O esquema de cores agora é verde-amarelo, diferente do verde escuro encontrado na antiga CNH. A assinatura na nova versão agora está localizada abaixo da foto do condutor habilitado, e não mais depois da dobra do documento. A identificação do condutor agora pode ser por meio do nome social e a nova CNH também permite a inserção da filiação afetiva do condutor, caso ele deseje colocá-la. Outra diferença da nova CNH é que o documento terá uma tabela com desenhos dos veículos que o motorista estará habilitado a conduzir, dependendo do tipo de licença que ele tem. O QR Code, que foi inserido no documento em 2017, continua a valer, mas houve a adição das letras P e D, para indicar se a autorização para dirigir é provisória ou definitiva. Por fim, a nova CNH também tem como inovação a presença do código MRZ, o mesmo usado em passaportes, e que permite o embarque em terminais de autoatendimento. Mesmo já sendo esclarecido, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a mudança da nova CNH, se ela será obrigatória em algum processo, ou se é possível receber alguma multa devido a alguma falta no documento. Vamos ver mais sobre essa dúvida com algumas informações abaixo.É obrigatório mudar para a nova CNH?
Como já dito, não é necessário se preocupar em trocar a sua antiga CNH pela nova. A obrigatoriedade se aplicará somente aos condutores que precisarem renovar a CNH ou tirar a 1ª habilitação a partir desta quarta-feira, 1º de junho de 2022. Todo mundo que estiver com a carteira de habilitação válida pode fazer a troca apenas quando a data da atual expirar. É importante lembrar que, apesar das diversas mudanças no documento, os prazos de validade seguem os mesmos: dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, cinco anos para quem tiver entre 50 e 69 anos, e três anos para motoristas com 70 anos ou mais. Caso você não se lembre como baixar a CNH no seu celular, instale o aplicativo no Android e iOS. E siga os passos abaixo:- Acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e clique no botão entrar com o gov.br
- Informe seu CPF e senha cadastrada. Ao entrar, selecione a opção Habilitação do menu.
- Informe o número de registro da CNH e o código de segurança da CNH. Caso queira visualizá-los no aplicativo, clique no ícone ? ao lado do campo de preenchimento.
- Clique no botão Baixar sua CNH e cadastre sua chave de acesso, que será usada para visualizar todos os seus documentos.
- O aplicativo dará a possibilidade de fazer o acesso pela leitura biométrica. Nesse caso, você deve seguir as instruções do dispositivo para cadastrar as digitais. Caso não queira, clique em não.
- Sua CNH digital e QR code estarão disponíveis para visualização até mesmo offline.
Leia também:
- Dia do empreendedorismo feminino: 10 atrizes que viraram empreendedoras
- Calendário Bolsa família atualizado – Novembro 2024
- Kids Preto: quem são e o que fazem?
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
Deixe seu comentário aqui