Novo ransomware “sequestra” dados do usuário em dispositivos Android

Atualizado há 4 anos
Novo ransomware em evolução descoberto, "sequestra" dados do usuário em dispositivos Android

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Como o nome sugere, ransomware é um software malicioso criado para roubar e “sequestrar” os dados dos usuários. Os dados são eles mantidos em resgate, com os usuários tendo que pagar para receber os dados de volta. Agora, acaba de ser descoberto um novo ransomware sofisticado que é bastante difícil de detectar e se torna uma nova ameaça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início deste mês, a Equipe de Pesquisa do Microsoft 365 Defender escreveu um relatório para o sobre a evolução mais recente do Ransomware móvel. No relatório, a equipe de pesquisa “encontrou um pedaço de um ransomware Android particularmente sofisticado com novas técnicas e comportamento, exemplificando a rápida evolução das ameaças móveis que também observamos em outras plataformas. O ransomware móvel, detectado pelo Microsoft Defender for Endpoint como AndroidOS / MalLocker.B, é a mais recente variante de uma família de ransomware que está à solta há algum tempo, mas tem evoluído sem parar ”.

Esta família de ransomware é conhecida há algum tempo e foi encontrada em vários sites e tem circulado online através de fóruns, vários anúncios pop-up, jogos crackeados e outras formas de mídia. De acordo com o relatóriodo  PhoneArena,  “a nova variante chamou nossa atenção porque é um malware avançado com características e comportamentos maliciosos inconfundíveis e ainda consegue escapar de muitas proteções disponíveis, registrando uma baixa taxa de detecção contra soluções de segurança”.

Ransomware

Além disso, os hackers aparentemente estão “evoluindo” esse malware usando vários recursos de acessibilidade e o vírus está continuamente melhorando em seu propósito pretendido. Os vírus e malware não são apenas para laptops e computadores, com o número de usuários de smartphones crescendo, a quantidade de softwares prejudiciais como o ransomware tem aumentado. Portanto, certifique-se de nunca clicar em links, anúncios ou pop-ups chamativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).