O Ryzen 5000 Series define um novo padrão para desempenho de desktop

Avatar de Redação
09/10/2020 às 11:35 | Atualizado há 4 anos
Image: AMD

Pouco antes do evento Zen 3 da AMD ontem (8), a grande rival Intel confirmou que seus processadores de 11ª geração ‘Rocket Lake’ seriam lançados em janeiro de 2021. À primeira vista, isso pareceria lógico. Foi apenas no mês passado que os novos chips para laptops ‘Tiger Lake’ foram lançados, e a Intel tende a espalhar seus lançamentos ao longo do ano.

No entanto, dada a força do evento da AMD, a Intel pode estar repensando essa estratégia. Embora tenha sido anunciado como o lançamento da nova arquitetura de CPU da empresa, um anúncio muito mais interessante foi os primeiros processadores para desktop que serão executados nele.

Não foi nenhuma surpresa ver a série Ryzen 5000, especialmente porque já se passaram 15 meses desde que seu antecessor estreou. No entanto, o desenvolvimento mais surpreendente foi o quanto eles parecem ter um desempenho muito melhor do que os processadores de desktop Comet Lake da Intel, que foram lançados apenas em abril.

A melhoria de 19% nas instruções por ciclo (IPC) na geração anterior permite que cada núcleo execute mais tarefas em cada ciclo. No teste Cinebench 1T, o Ryzen 9 5900X marcou 631, tornando-se o primeiro processador de desktop a ultrapassar os 600. Esse mesmo processador também é considerado 2,8x mais eficiente do que o processador Core i9 equivalente em relação ao desempenho por watt.

Mesmo jogos em 1080p, considerados um dos últimos bastiões da superioridade dos desktops da Intel, devem ser jogados em uma taxa de quadros mais alta na série 5000 Ryzen.

Sempre fico desconfiado das afirmações ousadas que os fabricantes fazem nos eventos de lançamento, mas esses indicadores de desempenho são procurados quase que universalmente em PCs desktop para jogos e criação de conteúdo. As melhorias são menos perceptíveis no Ryzen 7 5800X e Ryzen 7 5600X, mas crucialmente, há melhorias em toda a linha.

A Intel pode voltar disso? Claro. A empresa fabrica processadores para computador há quase meio século, e não há razão para que não seja melhor quando chegar janeiro.

No entanto, ele sem dúvida ficará atento à ameaça representada pela AMD e ao subseqüente dilema que os fabricantes e consumidores enfrentarão em 2021. A data de lançamento de 5 de novembro para a série Ryzen 5000 dá à AMD uma vantagem de dois meses em seu grande rival, supondo que os chips Rocket Lake estejam disponíveis logo após o lançamento.

A AMD tem muitas justificativas para chamar o novo Ryzen 9 5900X de “a melhor CPU para jogos do mundo”. Essas afirmações se mantêm no uso no mundo real ou a Intel estaria teoricamente dizendo a mesma coisa em 3 meses? Só o tempo irá dizer.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ