Oppo lança carregador de 125W: 41% de bateria em 5 minutos

Além do carregador de 125 W com fio, a Oppo também mostrou seu novo dock de carregamento sem fio com 60W e mini carreagadores de nitreto de gálio.
Avatar de André Luiz
15/07/2020 às 10:00 | Atualizado há 4 anos
oppo

Como prometido, hoje, a Oppo mostrou sua tecnologia de carregamento rápido de 125W, e é de dar água nos olhos. Com base em seis anos de experiência em carregamento VOOC, a opção de 125W da Oppo promete carregar seu smartphone de 4.000mAh totalmente em apenas 20 minutos. A Oppo já possui a tecnologia de carregamento mais rápida do mercado, mas a empresa deseja ampliar ainda mais os limites.

Além disso, a Oppo apresentou um dock AirVOOC de carregamento sem fio de 65W, uma atualização notável da já rápida opção de 40W da empresa. Também existem novos carregadores GaN compactos de 110 e 50 W, se você estiver procurando por um plugue de alta potência com um pouco menos de volume.

Como funciona o carregamento de 125 W

Vamos começar com o principal anúncio: o carregamento com fio de 125W. É rápido, muito rápido. Para efeito de comparação, ele é o duas vezes mais rápido que o atual SuperVOOC de 65W da Oppo, que já é o mais rápido do mundo. O padrão de 125W da Oppo afirma carregar totalmente uma bateria de 4.000mAh em 20 minutos e, em apenas cinco minutos atingir 41% da capacidade. Tudo isso é conseguido mantendo a bateria do telefone abaixo de 40 ° C, o que ajudará a compensar a degradação da mesma.

Um carregamento de energia mais alto exerce muita pressão sobre a bateria, levando o Oppo a fazer alterações importantes nas baterias de seus smartphones. A estrutura de célula dupla permanece, mas a classificação C da bateria dobrou de 3C para 6C. A classificação C é essencialmente a quantidade de corrente contínua que uma bateria pode suportar e um indicador geral de qualidade e resistência ao superaquecimento a altas taxas de carga. O carregador de 125W da Oppo envia 12,5 Amperes de corrente para essas baterias em seu pico, exigindo baterias de maior qualidade. O carregamento mais rápido também é fornecido por três bobinas de carregamento, com eficiência de até 98% e uma configuração de bateria de várias guias de seis vias.

Se como eu, você não é fã de tecnologias proprietárias, uma excelente notícia: o carregador de 125W da Oppo é compatível com USB Power Delivery (PD) em 65W e USB Power Delivery Programmable Power Supply (PPS) em 125W. Isso torna o novo carregador da Oppo uma solução única para praticamente todos os seus gadgets. Muito, muito obrigado Oppo.

O que ainda não sabemos é como o colossal carregamento de 125W afeta a capacidade e a vida útil da bateria a longo prazo. A Oppo se esforça para manter as temperaturas razoáveis, mas operar com uma classificação C tão alta provavelmente fará com que as baterias se degradem mais rapidamente do que os métodos de carregamento mais lentos.

AirVOOC de 65 W para energia sem fio

Oppo lança carregador de 125W: 41% de bateria em 5 minutos 4

O carregamento sem fio, no geral, é notoriamente lenoa em comparação com o carregamento com fio, mas isso está mudando gradualmente. Vimos o carregamento sem fio de 30 W do OnePlus este ano, mas o AirVOOC de 65W da Oppo é mais rápido do que praticamente todas as soluções de smartphones com fio do mercado atualmente. Para uma bateria de 4.000 mAh, o Oppo promete apenas 30 minutos para ficar cheio, abaixo dos 56 minutos com sua tecnologia anterior de 40 W.

Para levar essa proeza ao mercado, o carregador AirVOOC de 65 W conta com bobinas de carregamento duplas com uma impressionante eficiência de 88%. Então, você precisará de um dispositivo com a mesma disposição interna para realmente usar essas velocidades. A Oppo também está trabalhando em um método para fornecer 65W em uma única bobina de carregamento.

O dock de carregamento sem fio mantém seu dispositivo abaixo de 40°C, graças a uma ventoinha montada na parte inferior que sopra ar em seu smartphone. O dock e as bobinas são mantidos resfriados com a adição de materiais de resfriamento semicondutores aparentemente populares na indústria de esports. Se tudo isso não bastasse, ele também funciona com dispositivos com o padrão Qi, embora em velocidades muito mais lentas. Estamos aguardando a resposta da Oppo sobre a rapidez com que dispositivos de terceiros cobram com esta estação.

Dois mini carregadores GaN também

O nitreto de gálio (GaN) está alimentando carregadores menores, mais portáteis e de alta potência, e a Oppo aproveitou o material para sua fonte de alimentação de comutação de alta frequência dentro de seus mini-carregadores de 50W e 110W. O modelo de 50W tem apenas 10,5 mm de espessura e pesa minúsculos 60 gramas. A Oppo diz que o modelo de 100W é comparável em tamanho a um carregador de 18W típico. Duas boas opções para viajantes que procuram abandonar tomadas de parede volumosas.

Os mini-carregadores de 50W e 110W também suportam os padrões USB PD e USB PPS, com o primeiro atingindo o máximo de 27 W PD e 50 W PPS. Eles devem servir como o único carregador necessário para a maioria dos seus gadgets, incluindo laptops de maior potência.

Por mais impressionante que seja a linha de carregamento mais recente da Oppo, ainda faltam algumas peças do quebra-cabeça: preço e disponibilidade de uma, e quanto tempo teremos que esperar antes de vermos nosso primeiro smartphone com carga de 125W. Vamos ficar atentos quando a tecnologia de carregamento super rápido da Oppo chegar ao mercado, provavelmente no final do ano.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ