Passaporte da Vacina do ConecteSUS deletados após ataque hacker em todo o Brasil

Sites ConectSUS e do Ministério da Saúde sofreram um ataquer hacker e invasores copiaram e deletaram dados da população, inclusive dados das vacinas contra o Covid-19
Atualizado há 3 anos
Passaporte da Vacina do ConecteSUS deletados após ataque hacker em todo o Brasil 1

Outros destaques

Energia solar
Telecomunicações
sabotagem de cabos submarinos
Combate ao abuso infantil.
Radioterapia no tratamento do câncer.

Desde a madrugada, os sites do ConectSUS e do Ministério da Saúde estão sem exibir dados, primeiro os hackers deixaram uma mensagem avisando sobre o ataque, agora estão fora do ar. Além disso, o aplicativo ConectSUS onde são exibidas as vacinas tomadas pelo usuário, chamado de passaporte da vacina contra o Covid-19, não mostra tais informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os hackers deixaram uma mensagem em ambos os sites dizendo que os portais sofreram um “ransonware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluidos”.

Um Ransoware é um tipo de vírus – mas especificamente um malware – onde os dados são sequestradaos do servidor ou computador da vítima. Normalmente, quem ataca solicita um resgate para devolver dos dados, pago em criptomoedas.

Polêmico passaporte da vacina deletado

No meio de uma briga pela implementação do passaporte da vacina em todo o Brasil; onde o governo federal é contra e a maioria dos governos estaduais são a favor, o certifcado digital de vacinação que fica no aplicativo ConecteSUS foram todos deletados.

Aplicativo ConecteSUS não mostra passaporte da vacina
Aplicativo ConecteSUS não mostra comprovantes de vacina. (Reprodução: André Luiz/Tekimobile

O ConecteSUS é o aplicativo oficial responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 – passaporte vacina – exigido para acessar locais públicos. Ao todo são 19 capitais que exigem o certificado. Lembrando que existem outros aplicativos que também fazem o mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Quem assumiu o ataque foi o grup Lapsus$ e deixou a seguinte mensagem: “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Até o presente momento, em nenhum dos celulares de nossa equipe o app ConecteSUS mostra os certificados de vacina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre o ataque, se possuem backups ou qualquer outra informação.

Notícia em atualização

Com informações: G1

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.