Razer transforma mesa em super PC gamer

Na CES 2022, a Razer mostrou um computador modular com visual futurista que lembra painéis de filmes espaciais
Avatar de Nalbert Gomes
05/01/2022 às 18:26 | Atualizado há 2 anos
Razer transforma mesa em super PC gamer 1

Muitos protótipos diferenciados são mostrados na CES, e esse ano não foi diferente. A Razer mostrou seu novo conceito chamado: Projeto Sophia. Ele visa construir um computador desktop modular completo em uma mesa.

Razer mostra novo conceito em PC gamers

Nova mesa da Razer parece painéis de filmes espaciais
Nova mesa da Razer parece painéis de filmes espaciais (Imagem/Divulgação: Razer)

Não é a primeira vez que a Razer mostra conceitos de computadores modulares. Em 2014, houve o Projeto Christine um precursor do Projeto Sophia, que imaginou uma torre de mesa construída com tijolos do tipo Jenga facilmente substituíveis

O Tomahawk de 2020 adotou uma abordagem mais prática a esse conceito, com base nos designs Element NUC da Intel. Mas no Projeto Sophia parece que algumas coisas estão diferentes.

A mesa foi projetada para apresentar 13 slots de módulo trocáveis ​​diferentes, onde os usuários podem adicionar uma ampla variedade de peças diferentes: leitores de temperatura, iniciadores de aplicativos com tela de toque, chat dedicado e exibições de calendário, um aquecedor de caneca, tablets, mixers de áudio e muito mais.

Conceito da mesa PC gamer modular
Conceito da mesa PC gamer modular (Imagem/Divulgação: Razer)

A Razer imagina que a natureza modular de sua mesa de computador permita aos usuários personalizá-la de acordo com suas necessidades e casos de uso específicos.

Um streamer por exemplo, seria capaz de encaixar facilmente alto-falantes, microfones e câmeras mais potentes para streaming, com telas extras para monitorar a conversa de seus seguidores, enquanto um editor de vídeo poderia adicionar módulos de edição e mixagem de som para focar no trabalho.

Quanto à parte de PC, o conceito imagina isso embutido na mesa, com peças customizadas e inseridas de maneira magnética, que podem ser facilmente removidas para que os usuários possam trocar as peças quando adquirirem uma nova CPU ou GPU.

A mesa pode se tornar qualquer coisa
A mesa pode se tornar qualquer coisa (Imagem/Divulgação: Razer)

Tudo está conectado a um enorme painel OLED (de 65 ou 77 polegadas) para exibir seus jogos com a melhor qualidade possível. Lembrando que há bastante iluminação RGB Chroma da Razer, combinando com a identidade da marca em fazer dispositivos gamers.

A história de protótipos chamativos da CES da Razer tem sido apenas isso: uma série de projetos fantásticos e únicos, exibidos anualmente como um exemplo do potencial de futuros PCs, ou acessórios para jogos que quase nunca se transformam em produtos reais.

E olhando para o chamativo Projeto Sophia, é difícil imaginar qualquer outro destino para a ideia do que o cemitério de produtos da Razer ao lado de mostruários anteriores como o Projeto Christine de 2014, o Projeto Valerie de 2017 ou o Projeto Linda de 2018.

O conceito continua com as luzes RGB
O conceito continua com as luzes RGB (Imagem/Divulgação: Razer)

A tecnologia modular é algo complicado, devido a todas as especificações e soquetes diferentes. A única maneira de existir algo como o Projeto Sophia é se a empresa estiver disposta a construir, ela mesma todos os módulos e acessórios.

E mesmo que esteja disposto a fazer isso, é difícil imaginar que o custo seria algo menos do que astronômico, especialmente quando comparado à alternativa perfeitamente funcional de comprar acessórios normais e colocá-los em uma mesa normal.

Ainda assim, como é o caso com a maioria dos conceitos CES da Razer, ainda é legal ver que a empresa está disposta a explorar ideias fantasiosas como a futurística mesa do Projeto Sophia. Mesmo que a ideia não veja a luz do dia, isso mostra que a Razer ainda está disposta a pensar fora da caixa quando se trata de novos designs e ideias.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ