O Ministério da Saúde anunciou que em breve, os pacientes suspeitos de estarem com o coronavírus irão receber o resultado de exames de PCR – com 100% de acurácia – diretamente nos seus celulares, através do aplicativo Coronavírus SUS.
O aplicativo, anteriormente conhecido como Conecte SUS, começará a receber essas informações dentro de 15 dias. Ele está disponível tanto para o sistema Android como para o iOS.
O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta comentou na entrevista coletiva na última terça-feira, 31, a respeito do aplicativo e a assessoria do ministério confirmou com o portal Mobile Time. Ainda não há detalhes a respeito de quem receberá o resultado pelo app.
Além disso, o app Coronavírus SUS será capaz de enviar mensagens e notificações de alertas para usuários mesmo quando o app está fechado.
- CDC aprova segundo reforço contra COVID-19 para +50 anos
- Coronavírus fica 90% mais fraco em 20 minutos no ar, diz estudo
- Passaporte da Vacina do ConecteSUS deletados após ataque hacker em todo o Brasil
Ligações automáticas
O Ministério da Saúde também informou que a população receberá telefonemas automáticos para fazer avaliação à distância de sintomas do coronavírus, funcionando como uma triagem. Por meio do número 136, o gabinete pretende acompanhar a evolução da doença e mapear as áreas com maior risco de contágio no Brasil.
De acordo com Mandetta, o voice bot com inteligência artificial é capaz de disparar ligações para 125 milhões de brasileiros. As informações coletadas permitirão saber o nome dessas pessoas, a localização, se são grupo de risco e com quem convivem.
Para garantir que não se trata de um trote ou golpe, o cidadão precisa se certificar que no identificador de chamadas apareça o número 136, do Disque Saúde.
O Voice bot também vai monitorar aqueles em quarentena domiciliar por estarem infectados. A ideia é que o robô ligue para essa pessoa para acompanhar seu estado de saúde.