A Sony está criando grandes expectativas para sua linha de TV em 2022. Uma das evidências disso, é o lançamento da primeira TV QD-OLED 4K do mundo. Os atuais e conceituados conjuntos OLED da empresa usam painéis da LG Display ajustados com o processamento da própria Sony. Mas o modelo novo, vai mudar isso.
Sony faz mudanças em suas TVs em 2022
O novo carro-chefe da TV Bravia XR A95K incluirá um painel QD-OLED fabricado por ninguém menos que a Samsung Display. Ele virá em tamanhos de 65 polegadas e 55 polegadas, ambos com resolução de 4K.
A Samsung vem desenvolvendo QD-OLED há vários anos , e a tecnologia da tela pode se tornar uma espécie de passo intermediário entre a tela OLED padrão e a tela MicroLED que apenas a Samsung está vendendo no momento.
O QD-OLED foi projetado para combinar as melhores características do OLED (pretos perfeitos, contraste infinito, etc.) com os benefícios das TVs LED de pontos quânticos, como brilho aprimorado e reprodução de cores mais vivas em níveis de brilho mais altos.
A Sony ainda está usando a LG Display em seus outros OLEDs, como o A90K e o A80K, de modo que o relacionamento comercial não vai mudar em nada.
Leia também:
Mas a empresa agora se encontra na posição única de ter dois tipos diferentes de TVs OLED. Será muito interessante ver as comparações frente a frente entre o QD-OLED e os melhores conjuntos OLED “normais” da LG e da Sony assim que todos eles começarem a ser enviados aos consumidores.
Novidades do dispositivo
Além de seu painel único, o A95K vem com um suporte exclusivo que pode colocar a TV em um estilo de “posição frontal”, onde a tela fica na frente do suporte, ou uma “posição traseira” se você deseja posicionar a frente da TV contra uma parede.
A parte de trás da TV também tem uma aparência descolada que permite realizar gerenciamento de cabos. Até mesmo o suporte abaixador do OLED A90K tem um truque onde pode levantar a tela o suficiente para que uma barra de som repouse sobre ela sem obstruir a visão.
O A95K terá quatro entradas HDMI, sendo que duas delas possuem recursos HDMI 2.1 completos. Todos os OLEDs mais recentes da Sony suportam jogos em 4K a 120 Hz, mapeamento automático de tons HDR quando conectado a um PS5 e modo automático de baixa latência.
E essas TVs finalmente serão fornecidas com a opção de taxa de atualização variável pronta para uso, em vez de fazer os compradores esperar por uma atualização de software como os modelos anteriores.
O Google TV continua sendo o software preferido da Sony para 2022. Preços e datas de lançamento específicas para todas as TVs serão anunciados nos próximos meses.
Fonte: The Verge